Os cofrinhos e a educação financeira infantil!

Eu resolvi fugir um pouco do tema habitual e falar sobre outra coisa: os cofrinhos.
Quem nunca teve um quando criança? Ficava colocando todas as moedas que ganhávamos (bom, às vezes enchíamos a paciência do papai, da mamãe, dos titios, para conseguir uma moeda) na esperança de nosso porquinho/cofrinho ficar cheio e sempre sacudíamos após colocar uma moeda para confirmar isso.
Eu me lembro ainda, que meu pai costumava dar uma mesada para mim e meus irmãos desde bem pequenos (04 ou 05 anos), para que pudéssemos entender o valor do dinheiro (está bem que eu gastava boa parte em doces).
O ato poupar ajuda na educação financeira das crianças, para que se tornem adultos conscientes do valor e importância do poupar e planejar com o dinheiro.
Ter cofrinhos se insere em uma lógica de estímulo e educação dos pequenos, é claro que quando a criança for muito pequena um discurso sobre a importância de poupar não surtirá efeito, uma vez que eles se encontram na etapa de aprender a partir das experiências vivenciadas. Ou seja, apenas o ato de poupar para depois comprar um brinquedo, um doce, ou outra coisa que a criança deseje, com seu próprio dinheiro, é um ensinamento válido. Quando a criança for maior (acima dos 08 anos), aí se pode começar os discursos sobre a economia e sua importância.
O processo de educação financeira de uma criança tem que seguir etapas bem estruturadas para que seja alcançado seu resultado final, assim, sugere-se seguir o gráfico elaborado abaixo:

Cinco etapas para ensinar educação financeira para seu filho.

Vale ressaltar, que o tamanho do porquinho/cofrinho deve acompanhar o tamanho do seu filho, ou seja, não adianta comprar um cofrinho grande para uma criança pequena, pois elas são mais imediatistas. Outra coisa que os papais devem evitar é pegar o dinheiro da criança (sim, tem pais que fazem isso e eu já vi), pois arruína todo o ensinamento e o processo de educação das crianças.


Dica para os papais: O dinheiro no futuro
Mas pensar na educação financeira do seu filho, ou no seu futuro, temos que pensar também na famosa poupança.
Vocês já começaram a pensar nisso?
Pois se não, devem.
Quanto mais cedo começar a poupança do seu filho, melhor será para no futuro (depois que acabar a faculdade) eles darem um rumo na vida: fazer um intercâmbio, dar entrada no apartamento, montar o consultório/escritório, comprar o carro, e assim por diante.
Então, quando seu filho fizer seis meses, abra a poupança dele!
Os documentos que são pedidos geralmente são:
  • Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência.
Detalhe, hoje, todos esses documentos tem que ser os da criança, ou seja, não dá mais para usar o RG e o CPF do pai ou da mãe.
É importante, e mais prático, que os pais e mães façam a conta poupança do seu filho-(a) no mesmo banco em que eles tenham conta, pois a movimentação é mais fácil e rápida, pode ser agendada por mês (ou seja, tal valor por x meses), além de não precisar pagar o DOC quando realizar a transferência.
Os documentos acima mencionados, são os solicitados pelo Banco do Brasil, outros bancos podem possuir políticas diferentes, assim, acionem a Central de Atendimento do banco onde vocês pretendem abrir a poupança do seu filho-(a), para confirmar os documentos necessários.
Então, me despeço com três indicações de livros para as crianças que abordam, em suas histórias, o ato de poupar (podem ser dados juntamente com os cofrinhos) e um para os papais e mamães.

Boa Leitura!


Título:
O Menino, o dinheiro e os três cofrinhos

Autor:
Reinaldo Domingos

Editora:
DSop

Preço:
R$ 24,90

Links:
Saraiva.com: http://el2.me/to0X

------------------------------------------------------------------------

Título:
O dinheiro - aprenda a cuidar do seu dinheiro brincando!

Autor:
Cristina Von

Editora:
Callis

Preço:
R$ 21,90

Link:
Saraiva.com: http://el2.me/to1k


----------------------------------------------------------------------------------------------------

Título:
Dinheiro, dinheirim, moeda no cofrim: fazendo poupança, o porquinho Dindim enche a pança.

Autor:
Itamar Rabelo

Editora:
Senac Distrito Federal

Preço:
Saraiva.com: http://el2.me/to3p


----------------------------------------------------------------------------------------------------

Título:
Filhos inteligentes enriquecem sozinhos: como preparar seus filhos para lidar com o dinheiro

Autor:
Gustavo Cerbasi

Editora:
Gente


Esse livro está esgotado, então vale a pena comprar em um sebo ou procurar um arquivo digital na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +