O livro dos pássaros mágicos

Certa vez, durante as férias, meu pai abrigou um albatroz ferido. Era engraçado alimentá-lo, pois ele devorava baldes de peixes. Quando sua asa ferida se curou, meu pai o soltou no mar, apesar de nossos protestos. Afinal, todos na casa tinham se apaixonado pela ave e desejavam que ela virasse um bicho de estimação.
Aprendi então que estimar uma ave é, antes de mais nada, permitir-lhe a liberdade. O canto de um pássaro é como um presente que se aceita da natureza, cujo único preço é cuidar para que seu espaço seja preservado. (Prieto, p. 09).

Quando eu li essa passagem, na introdução do livro, me lembrei de minha infância, meu pai costumava criar passarinhos e sempre que um filho fazia 08 (oito) anos, ele nos presenteava com um passarinha na gaiola e ensinava como cuidar dele. Lembro-me ainda que, em determinado momento, eu parei fiquei observando o pássaro preso e achei que aquilo estava errado, então abri a portinhola da gaiola e deixei meu passarinho voar em liberdade.
É claro que meu pai não gostou daquilo, mas o que ele poderia fazer? Eu já tinha soltado o pássaro e ele não poderia prendê-lo novamente. Ainda lembro do quão feliz eu me senti com aquele ato.


A História...
Você sabia que, segundo as lendas marítimas, se um albatroz sobrevoar uma embarcação é sinal de boa sorte?
E que o fênix, pássaro mitológico imortal e ajudante do deus do Sol Febo, renasce das suas próprias cinzas e das ervas que juntou no seu sepulcro à cada mil anos? 

Quando completa mil anos de vida, e o tempo se torna um fardo, o Fênix foge do doce ninho do bosque, de modo a fechar esse ciclo e restaurar sua existência passada e, quando, na paixão pelo renascimento, ele deixa seus espaços sagrados, busca o mundo no qual reina a morte soberana. (p. 18)

Existe um conto popular japonês que fala sobre o jovem Kotaro, de família humilde, que presava pela vida de todos os seres vivos e nunca matava nenhum animal, nem mesmo para sua subsistência.
Um dia ele encontrou uma garça ferida na floresta, Kotaro tirou a flecha que atravessava a asa da ave e a deixou em um abrigo para que se recuperasse.
Certo dia, uma jovem muito linda, bateu na porta da casa de Kotaro e o pediu em casamento dizendo que ela enquanto sua esposa o ajudaria nos seus afazeres e lhe traria sorte.
Viveram felizes e os negócios de Kotaro prosperaram:

Em seguida, abriu sua bolsa, tirou dela dinheiro e entregou a Kotaro para que ele montasse uma tecelagem. A partir desse  dia, a jovem começou a tecer. Passara horas e horas trabalhando e quando interrompia seu trabalho, aparentava muito cansaço. Kotaro ficou preocupado e pediu à mulher que parasse de se esforçar tanto.
Inútil.
Algum tempo depois, ela surgiu na sala trazendo nas mãos um tecido maravilhoso, repleto de todas as cores, leve como o vento, mesmo assim capaz de aquecer o corpo e protegê-lo. (p. 27)

Quais mistérios escondia Komatchi, a esposa de Kotaro? Quer saber como essa linda lenda termina?
Pois, eu recomendo esse livro. Ele traz 16 histórias de várias partes do mundo, além de um poema de Fernando Pessoa O Íbis, Ave do Egipto. Com belas ilustrações, as histórias poéticas e emocionantes, podem ser lidas por pessoas de todas as idades, até para os bebês (quem tiver, assim como eu), porque as histórias não são longas e as ilustrações chamam bastante a atenção.
Confiram, abaixo, a relação das histórias e contos que fazem parte desse livro:

  • O Albatroz (conto celta);
  • Fênix (História greco-romana);
  • O Pica-pau (conto brasileiro);
  • A Garça (conto japonês);
  • Patos e Galinhas (ensinamento sufi);
  • O Merlo e o Ouro (conto siberiano);
  • O Pássaro Azul (história francesa);
  • A Águia Encantada (conto celta);
  • O Pássaro do Trovão (lenda indígena norte-americana);
  • O Pássaro Iworo (conto nigeriano);
  • O Pássaro de Fogo (conto eslavo);
  • Dois Abutres (lenda egípcia);
  • O Rouxinol e a Rosa (história sufi);
  • O Falcão (história sufi);
  • As Aves da Arca de Noé (história hebraica);
  • Txunô, a Andorinha (conto brasileiro).

Autora:
Heloisa Prieto

Ilustradora:
Laurabeatriz

Editora:
FTD

Preço:
R$ 37,80

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +