Um minuto no Museu e Traçando Arte

Eu tenho que admitir, por mais que tente o Museu não sai de mim, e isso é bom, porque mesmo agora atuando como professora, eu continuo sendo uma Museóloga.
E antes que me perguntem que instrumento eu toque (eu ouvi muito isso na graduação), o profissional museólogo tem, por objeto primeiro de trabalho o Museu, e suas demais relações: Patrimônio Material e Imaterial, Comunidade, Educação...
Então, como indicação, para hoje, vou trazer um filme bem legal para ensinar arte para as crianças.
Quero agradecer à Marcelinha pela indicação, eu já conhecia esse trabalho, e como ela me lembrou dele, aí vai, o problema é que ele está esgotado, então vale conferir o que tem disponível no Youtube até que, quem sabe, saia uma nova edição.

A História...
Bom, eles costuma fazer uma análise da obra, falando dos elementos presentes, autor, época, cultura...
No final dizem onde se encontra a obra (em que museu).
É muito instrutivo e ensina um pouco da história da arte mundial para as crianças, com  três personagens engraçados: Rafael, Mona e Nabi, que apresentam as obras de arte com uma linguagem fácil e lúdica.
Existem 02 edições: 


Um Minuto no Museu - Clássicos da Arte


Um Minuto no Museu - Arte Moderna e Contemporânea


Mas como disse, ambas esgotadas, segue abaixo uma amostra que achei no Youtube.

Título: O Banquete Real. Fonte: Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=s1uQQPGlweA&feature=related)

Mas, se por enquanto não podemos ter acesso aos vídeos acima, a TV Cultura exibe uma versão brasileira, com artistas brasileiros. Nele Trácio, uma traça bem gulosa, mora em museus, onde conhece Jean Pierre, uma traça francesa que vivia na pintura da Mona Lisa, no Museu do Louvre, Paris.
A partir desse encontro Jean Pierre ensinará à Trácio a não comer os quadros do museu além de ensinar sobre a arte brasileira.

O programa é exibido pela TV Cultura em dois horários:
Segunda à sexta-feira em dois horários: 12h50 e 20h05
Sábado e domingo: 15h00 e 19h45

Confira um pouco das aventuras dessa dupla.


Traçando arte - Tarsila do Amaral. Fonte: Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=ycPvPQ8c7TI)


Traçando arte - Manabu Mabe. Fonte: Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=FP2yvEOU5QU)


Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +