[Resenha] O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito


O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um Dragão
Autor: Marcelo Hipólito
Editora: Novos Talentos
Páginas: 152

Sinopse:
De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável, invejado e temido, Merlin, é levado a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago.
Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade.
A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e a guerra em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.


---
Olá Amigos!!!

Hoje estou trazendo para vocês a resenha de um livro bem legal que li. O Mago de Camelot, do autor parceiro Marcelo Hipólito, conta a história do Mago Merlin e tudo o que ele passou até se transformar no maior mago da Idade Média.
A região da Britânia é palco de invasões, posses, saques e tantas outras formas de se conquistar. Em mais uma tentativa de conter as invasões saxãs e a ruptura interna do reino, os druidas são os únicos que tem acesso livre pelas estradas da Britânia e são capazes de aconselhar os reis e nobres.
Narrado em terceira pessoa o livro inicia contando a história de como surge A Dama do Lago, uma curandeira que é morta ao tentar salvar Avalon e os que la viviam do exército romano, cujo corpo é jogado no mar, mas ao ser tragado dá início a lenda.
O autor conta a história de Merlin, ambientando todos os fatores que culminaram com os desfechos do livro, como o fato de Constantino ter sido morto e seus filhos salvos, causou mais uma cisão no tão delicado reino da Britânia.
O que fica claro é que os druidas não estão preocupados com quem ganha ou perca, desde que não ameacem a sua existência, assim, o druida Blaise, que salvou os filhos de Constantino da traição de Vortigern, algum tempo depois firmar um acordo com ele, para garantir os ritos e o livre acesso dos druidas, em troca que estes façam uma magia forte o bastante para que mantenha de pé uma torre de sua fortaleza. Será assim, que o caminho do jovem Merlin o levará ao seu futuro destino.
Filho de uma prostituta alcoólatra, Merlin e seu irmão mais velho Nennius, ganham a vida roubando nas feiras da cidade de Ratae, mas tudo muda quando são pegos e levados presos.
O druida Blaise resgata Merlin e seu irmão das masmorras para serem sacrificados ao pé da torre, assim garantindo que a mesma não caia.

O druida ergueu a lâmina, pronto a estripar sua primeira vítima: Merlin. Com uma expressão solene, desferiu o golpe homicida.
Contudo, para sua surpresa, teve a trajetória desviada por uma força invisível, irresistível, inesperada. A adaga virou de Merlin para Nennius. Blaise desabou sobre o rapaz com a violência do movimento. Sua lâmina afundou-se nas entranhas de Nennius. O sangue do jovem esguichou no rosto de Blaise, cobrindo-o de vermelho.
O druida levantou-se, atordoado. Um padrão profético desenhava-se no sangue do moribundo, revelando a interferência da Natureza no ritual. (p. 35)

Diante de tal episódio Blaise opta por salvar a vida de Merlin e o ensinar a magia druida, mas Merlin almeja, mais que tudo se vingar daquele que matou seu amado irmão.

- Eu não compreendo... Por que você me ajudaria contra si próprio? - perguntou Merlin.
- Porque eu vi o futuro escrito pela Natureza no sangue de seu irmão - revelou Blaise. - Você tem um destino belo e terrível. E cabe a mim ajudá-lo na sua realização, pois sou um druida, assim como você o será, cso aceite minha oferta. (p. 40)

A partir de então o jovem Merlin começa os seus estudos para se tornar um druida e mais tarde o maior Mago de todos os tempos. O autor consegue fazer com que esse personagem mítico se torne um ser completamente humano aos nossos olhos. Consegue construir um personagem que ama, odeia, erra, acerta, egoísta e ao mesmo tempo idealizador, sua busca incessante pelo conhecimento e pelo poder e que é capaz de manipular ao destino de todos para que seja feito o que ele almeja. Como seus planos fez com que o rei Arthur fosse concebido e desencadeou todos os acontecimentos bons e ruins a seguir.
O livro é muito bom e o li em um domingo, pois não conseguia parar de acompanhar os acontecimentos e a escrita leve do autor instiga o continuar da leitura. Apresentando uma ótima revisão ortográfica, uma diagramação boa e em papel amarelado, o que facilita a leitura. Os fatos são narrados em ordem cronológica, permitindo que o leitor acompanhe a sucessão dos fatos e comece a ligar as pontas soltas que fazem com que culmine no final do livro.

Confiram mais sobre o autor em: http://www.marcelohipolito.com/

Abraços e boa leitura!

11 comentários:

  1. A história parece ser empolgante. Sempre gostei muito das histórias que mencionam o mago Merlin. Pra mim ele é incrível. E este livro trás um lado da história de Merlin que gostaria muito de saber. Espero que seja tudo de bom. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ola!!!
    Esse livro parece ser muito legal!!!!!!!!!!!!!!
    Gostei muito da resenha!!!!!!!!!!!!

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! O livro parece ser ótimo mesmo, minha mãe vai adorar, é doida por Merlin! Vou tentar resenhá-lo um dia também
    um abraço!
    Pan
    http://www.punkystore.com.br
    http://pasmind.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Li esse livro, gostei muito dele, mas acho que não gostei do estilo, achei muito fininho, todos dissem que as historias de Merlin são boas, irei ler mais outras, mas esse realmente é muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pri!
    Não lembro de ter lido nada sobre Camelot, só filmes mesmo.Fiquei super interessada com a história, parece que o autor soube prender o leitor no decorrer da leitura.
    Vou com certeza ler!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  6. ola priscila sua aficcionada por esse periodo e curti demais o plot da historia pq geralmente a gente nunca sabe o que aconteceu antes de o cara se tornar "o cara".

    ResponderExcluir
  7. Camelot... quem nunca se apaixonou com histórias de Rei Arthur, Lancelot e seu romance secreto com a mulher do seu melhor amigo e com o mago Merlin. Filmes sobre o assunto sempre me chamavam a atenção mas não li ainda nenhum livro sobre o assunto. Sou historiadora e gosto muito dessa parte, mesmo fantasiosa, da história da Inglaterra.

    ResponderExcluir
  8. acho muito interessante este livro,pelo que vi na resenha o livro oferece altas aventuras muito divertidas.vou adorar ganhar para ler

    ResponderExcluir
  9. este livro é fantástico, estou lendo ele!!

    ResponderExcluir
  10. eu sempre tive curiosidade sobre esse livro,eu adoro todos desse genero,e a resenha me deixou mais curiosa ainda!

    ResponderExcluir
  11. Participando da promoção para matar a curiosidade do livro após ler a resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +