[Resenha] Um guri daltônico - Carlos Urbim


Um guri daltônico
Autor: Carlos Urbim
Ilustração: Cláudia Sperb
Editora: Edelbra
Páginas: 32

Sinopse: Quase todo mundo consegue diferenciar verde de vermelho, mas Dadau não consegue. Quando o jogo é time verde contra time vermelho, ele passa a bola para o jogador errado. E sempre morde a parte branca e sem gosto da melancia, compra linha laranja no lugar da azul, acha complicado entender o semáforo. Dadau é um guri daltônico, mas como qualquer menino da sua idade ele quer brincar, jogar bola e ajudar sua mãe nas compras. Ainda bem que ele é esperto e tem muitas ideias criativas para adaptar seus olhos a um mundo cheio de cores.

---

Oi Leitores,

A resenha de hoje é sobre um menino bem diferente dos outros, sabe porquê? Porque ele é daltônico. E o que é ser daltônico? E é justamente isso que Dadau, personagem principal dessa história irá nos dizer.
Dadau sabe que é daltônico e seus amigos, por não saberem o que significam o que é pensam que é uma doença que ele tem que tomar remédio, ou que não pode ver televisão.

A maioria das pessoas não entende, e acho que o próprio Dadau não tem muita certeza sobre o que é ser daltônico e como explicar. Ele só sabe que as cores para ele são diferentes, assim sua casa é rocha, seu arco-íris tem outras cores e nunca acerta comprar as linhas que a mãe pede, na cor certa.
Aprender sobre as cores no transito, foi muito difícil, até porque ele vê o vermelho e o verde como sendo as mesmas. 

E quando vai jogar, aí que dá confusão, ele nunca consegue distinguir quem é do seu time e do time adversário.
Mas como Dadau é um garoto muito esperto, ele vai mostrar para o leitor como superou tudo isso.

Bom, eu adoro livros que ensinam como trabalhar com as diferenças, e esse foi o primeiro que li sobre um garoto daltônico. O que gostei foram das cores, ele mostra como o Dadau enxerga, que é bem diferente da gente, as ilustrações, em forma de mosaico são lindas também.A única coisa que não gostei, foram algumas palavras que o autor usou, que geralmente não vemos em livros infantis, mas é aquilo, assim como aqui pode ser visto como um palavrão, pode ser que de onde o autor é não seja.
Espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima!


17 comentários:

  1. Parando pra pensar eu sei muito pouco sobre o dautonismo, assim como sabia pouco sobre diabets até que aos 13 anos descobri que era diabetico...
    mas é muito interessante esse tipo de livro, que aborda esses assuntos, eu gosto desse tipo de livro, e esse com certeza nao atrai só as crianças, é um livro que desperta curiosidade em todos mundo... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Um site que promove a Cultura, tem todo meu respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  3. Odilon Bolivar Vieira

    email: odilonbolivarvieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa. Estou adorando conhecer vários livros.
    Gostei do livro e vou adicionar a minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com peninha do Dadau,mas acho que ele encontrou um jeitinho de superar suas dificuldades.
    Com certeza esse é o tipo de leitura,que incentivo meu filho a ler.É muito bom saber lidar com as diferenças.

    Sem contar as ilustrações que estão lindas!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, isso mostra que apesar ta dificuldade de distinguir as cores ele não desistiu e pode superar. Fiquei curiosa pra saber o decorrer desse linda história. E quando vi que tem as sinalizações do semáforos, me lembrei do meu filho que chegou ontem da escolinha dele, com um desenho do semáforo todo feliz e fazendo todas as sinalizações rsrs como ''PARE'' e explicando rsrsrs. anapaulapedro@live.com

    ResponderExcluir
  7. linda historia de amor e superaçao ameei a resenhaa o livro parece ser otimoo
    hellenalmenra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Mais um exemplo de superação numa historinha que parece ser uma graça... Parabéns pela resenha...

    cris.rachid@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri primeiramente parabéns pela iniciativa de trazer livros com temáticas sobre problemas de saúde, isto e muito bom!!!
    Amei a resenha, o livro, o layout do livro, a estória enfim tudo, a infância é uma fase de se descobrir, e se torna pior quando há algum problema ou uma deficiência!!!
    esta semana no Encontro da Fátima Bernardes uma mulher com câncer decidiu fazer um livro sobre câncer na infância, de maneira bem didática, achei muito legal a iniciativa. Acho que quando agente resolve falar e vê que tem outras pessoas passando pelo mesmo, fica mais fácil!!!

    rosacarla8a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legal. Dá para trabalhar com as crianças na escola, mostrando as diferenças e as superações e a grande criatividade deste menino para conseguir se "entender" no mundo das cores. Parabéns pela sua resenha.

    dayse.br@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Muito legal conhecer a vida de uma daltônico, ver as cores como ele.
    Deve ser muito complicado pra uma criança aprender as cores, quero muito saber como ele superou, é bom para outras crianças aprenderem sobre o assunto também.

    ingridmoitinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Fiquei encantada com este livro. Bem legal a história. Trata de um assunto que muito nos interessa. Muito bom toamar conhecimento desta história. Vou ver se consigo pra mim. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse livro. Sou professor e acho que esse livro seria perfeito para ensinar a trabalhar as diferenças.
    Achei a ideia de quem o criou genial. Se ensinarmos as crianças, desde de cedo, a respeitar os diferentes, certamente teremos um mundo muito melhor.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  14. Que delícia de livro Yume!
    Acho que além de criativo ele ajuda a criança a entender um pouco mais sobre o que é ser daltônico. Ainda bem que o Dadau é bem esperto eim.. O melhor do livro é que ele é na visão de uma criança, isso pra mim foi o mais interessante ..
    :*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +