[Resenha] Pele de Asno - Rosana Rios


Pele de Asno
Coleção: Quem foi que disse
Autora: Rosana Rios
Ilustração: Mateus Rios
Editora: Edelbra
Páginas: 56
Preço: R$ 43,50
Sinopse: Um dos contos de fadas que tem várias versões é este, que apresenta um asno miraculoso, um rei que quer casar com a própria filha, uma princesa fedorenta, um príncipe tão mimado que fica doente quando não obtém o que quer... são muitos os ingredientes deste conto clássico, que aborda a humilhação dos poderosos até as últimas consequências.

***


Oi Leitores,

Essa é uma história que gosto muito, sobretudo, porque faz parte da minha infância. E como em todo conto de fadas, tem direito a vilão, príncipe, princesa e o "foram felizes para sempre".
O livro conta a história de uma rei e uma rainha que se amavam muito, mas subitamente a rainha adoece e, em seu leito de morte, ela faz seu marido jurar que só se casará novamente se for com uma mulher mais bonita e inteligente que ela. O rei, assim, permanece muitos anos viúvo, sem encontrar alguém que possa substituir sua falecida rainha, até que um dia, nos jardins, ele vê uma linda jovem ainda mais bonita que sua ex-mulher e muito parecida com ela. Então ele percebe que é a sua filha que cresceu e resolve, então, se casar com ela. A princesa, desgostosa, começa a chorar, se saber o que fazer, até que uma velhinha a aborda e tenta ajudá-la.




- Você pode recusar a ordem do seu pai, e, ao mesmo tempo, fingir obedecer-lhe. Diga a ele que se casará, mas apenas quando tiver o enxoval digno de uma rainha: ele deve lhe dar de presente um vestido de festa que seja da cor do ceu com todas as suas estrelas, e tão fino que caiba numa casca de noz. Não será possível conseguir tal maravilha, e você estará livre. (p. 11)






No entanto, a artimanha não dá certo, então ela pede um vestido da cor da lua e outro reluzente como as estrelas. Uma vez todo os pedidos realizados ela parte para última opção, solicitar a pele do burro que mora nos estábulos e e que põe ouro uma vez ao dia, achando que assim seu pai recuaria. Mas não só manda sacrificarem o burro, como marca o casamento para dali a uma semana. Diante disso a princesa põe a fedorenta pele de asno e vai embora, fingindo ser uma serviçal e fazendo pequenos trabalhos, até ser admitida na fazenda real. Lá ela conhece o príncipe e se paixona á primeira vista, mas como está disfarçada de serviçal não sabe o que fazer. Então, quando se aproxima o baile real, ela decide participar e tentar reviver um pouco de sua vida como princesa, usando seus lindos vestidos que levou numa casca de noz e dançando com o príncipe, que está loucamente apaixonado por ela.
Como termina essa história? Só lendo o livro!
O interessante é que embora a história seja a mesma, não é. Tem várias diferenças na história, que fazem com que ela acabe sendo diferente. Outra coisa interessante foram pequenos capítulos com o que a princesa pensa ates de fugir, o burro antes de morrer. E finaliza com um bom texto falando sobre a história do conto e a semelhança com outros contos maravilhosos. Sem falar nas ilustrações belíssimas que acompanham toda a história.
Com certeza leitura mais que indicada para todas as idades!


3 comentários:

  1. Eu já li uma versão dessa história e gostei muito, vou procurar esse livro para ver essa nova versão, os desenhos parecem ser fofos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geisa,

      Que bom encontrar alguém que também leu!!! Procure mesmo, no site da editora tem disponível para venda. Depois volte aqui e comente o que achou!

      Abraços!

      Excluir
  2. Amo conto de fadas e releituras mais ainda!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +