[Página 100] Como criar filhos autoconfiantes - Anthony Gunn

Bom,

Entre as várias passagens que achei interessante, essa se destacou porque se refere à fase que minha bebê está passando. 
É interessante saber quais os medos das crianças, como eles mudam à medida que crescem e, só tenho a dizer que por enquanto tudo está se aplicando a ela.


Como criar filhos autoconfiantes
Autor: Anthony Gunn
Editora: Gente
Páginas: 224

Sinopse:
É muito difícil para qualquer pai ou mãe precisar lidar com filhos inseguros, tímidos e retraídos, que sofrem com medo, ansiedade e pouca autoestima. E nem sempre é simples saber o que fazer ou a quem recorrer quando os problemas se repetem. Todos os pais querem, na verdade, que seu filho seja uma criança segura, corajosa e confiante. Como agir para não sufocá-la com expectativas que ela não pode atender, e ao mesmo tempo incentivá-la para que progrida? Como saber se é necessária ajuda profissional?

Esta é uma obra que ajuda pais, e também educadores, a estimular a autoconfiança das crianças. São 40 dicas de comportamentos que auxiliam a enfrentar os medos mais comuns e a lidar com eles. Com exemplos, exercícios e análise de situações do dia a dia, os pais vão poder:

* Ensinar seus filhos a vencer medos 
* Estimular as crianças a serem corajosas 
* Incentivar sua curiosidade e liberdade 
* Ajudar os filhos a participar mais e a persistir nas tarefas 
* Auxiliar as crianças a serem seguras e confiantes

Crianças que acreditam em sua própria capacidade têm mais chances de ser bem-sucedidas. Crianças seguras são mais alegres e têm menos propensão para se sentir ansiosas, bravas ou tristes, tanto na infância quanto depois, na vida adulta. Aprenda a estimular a autoconfiança de seus filhos e prepare-os para uma vida mais feliz.


  • Ao nascer, a criança só tem dois medos - de cair e de ruídos muito altos.
  • Aos 6 meses, ou quando a criança começa a engatinhar, desenvolve o medo de altura e da água - para a própria proteção.
  • Dos 6 aos 9 meses, a criança começa a ter medo de pessoas estranhas.
  • Por volta dos 2 anos, a época em que a criança passa a ser mais aventureira, tem início o medo de animais, especialmente cobras e aranhas.
  • Aproximadamente aos 3 anos, a imaginação da criança desenvolve-se. A função cerebral permite que prediga perigos e ela se torna capaz de evitá-los: "Se eu tocar na chama da vela do bolo de aniversário, vou me queimar." No entanto, essa imaginação também provoca pesadelos e medos como do escuro ou de monstros sob a cama. (p. 27)

3 comentários:

  1. Olá Pri,

    Já anotei a dica, nós que temos filhos temos de ler de tudo e tentar acolher dicas valiosas =)

    Boa semana =)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, não conhecia o livro! Vou recomendar no consultório. Tem muita gente precisando, infelizmente!
    Bjs,
    Eleonor

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais,

    Verdade, ficamos procurando livros e dicas que nos ajude a tomar as melhores decisões no processo de educação.

    Verdade Eleonor, o bom seria se os pais incentivassem naturalmente essa autoconfiança, mas infelizmente, não é o caso, então vale a pena utilizar e recomendar dicas para ajudar!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +