[Resenha] Cisne - Eleonor Hertzog










Cisne - Uma geração. Todas as decisões
Vol. 1
Autora: Eleonor Hertzog
Páginas: 832
Editora: Dracaena


Peggy Saint-Mont havia sido adotada há dois anos e, desde então, nunca mais tinha sentido falta de alguém para chamar de irmão.
Sua nova família era numerosa. Seus novos pais Doris e Henry Melbourne tinham sete filhos: Teo e Ted eram os gêmeos mais velhos, com dezesseis anos; depois, vinha outro par de gêmeos, Tim e Tom, com quinze anos. Pam era a seguinte com quatorze, Lis tinha treze, e depois havia uma pausa de cinco anos (nos dias de tédio, os filhos de divertiam especulando o que teria acontecido naqueles anos para os pais não terem procriado o filho anual) e vinha o caçula, Bobby, de oito anos. Peggy tinha quatorze anos como Pam, e havia se entrosado perfeitamente com eles desde o primeiro dia. Eram uma turma unida e no geral bem humorada. Todos estavam acostumados a trabalhar em equipe no Cisne, um belíssimo veleiro solar a que chamavam orgulhosamente de "nossa casa". (p. 09)

A Família Melbourne não é nem um pouco convencional, porque além de ser formada por 08 filhos (sendo uma adotada) eles vivem dentro de um barco. Mas não é um barco qualquer, é o maior veleiro solar da Terra, que é conduzido pelos doutores Henry e Doris, os melhores biólogos marinhos, também da Terra e, pais da grande prole (não vou falar nada, porque aqui em casa são 07 filhos, hehehehe).
E, embora pareça tudo tranquilo e normal, há vários segredos existentes entre aqueles que formam a tripulação do Cisne.

- Cisne de água doce é um nome esquisito para um veleiro oceânico.
- Ah, é que, quando o vento enfuna as velas, quando estão todas erguidas, e todas refletindo o Sol, parece que o barco é um enorme, lindo, fantástico, maravilhoso cisne de prata! riu Anita, toda feliz. (p. 31)

O livro conta a história da família Melbourne e sua rota pelo mar, visitando várias ilhas e portos, além de relatar o dia a dia da tripulação (que são seus filhos), as experiências no laboratório e como seus filhos são capazes de entrar em encrencas e, é claro, se serão aceitos ou não pela Escola Avançada de Champ-Bleux. Os testes de admissão da Escola contam com 10 testes de conhecimentos e 10 testes de psicoaptidão. O problema é que ninguém sabe exatamente quais os critérios avaliados nos testes de psicoaptidão, que o tornam tão precisos na seleção dos seus 250 alunos semestrais, que nunca desistem do curso que dura 10 anos (uma vez que nas outras escolas há taxa de evasão). A melhor e mais importante Escola para formar cientistas da Terra, Champ-Bleux só admite jovens que tenham de 13 a 17 anos feitos. E fica a primeira questão: quais, dos 07 filhos da família Melbourne, serão admitidos?
Para saber as respostas dos testes eles devem pegar os envelopes que foram enviados para Porto Alto e, entre um teatro de piratas, pregar peça com os jovens da ilha e ajudar no orfanato, a família acaba por se envolver em um assunto diplomático entre a Terra e Tarilian (o outro único planeta habitado existente (??? será mesmo?), e com quem a Terra mantém relações um tanto quanto estremecidas). O problema se formou no Intercâmbio de dois tarilianos na Terra, que alegaram maus tratos e, para que o Intercâmbio entre os dois planetas não fosse desfeito (uma vez que Tarilian era mais avançada na área tecnológica e era muito importante para a Terra manter as relações em bom tom) o Cisne foi oferecido como laboratório de conclusão do intercâmbio dos tarilianos, mesmo não fazendo parte do Intercâmbio. Só que além dos estagiários, os Melbourne teriam que levar um repórter tariliano junto, que vai fazer de tudo e mais um pouco para falar mal dos Melbourne e do jornalista que os terráqueos também recrutam.
A partir disso vários fatos, confusões e brigas acontecem no Cisne, como a família vai se sair com dois repórteres a bordo, quando é fato comum que cientistas e repórteres se odeiam?
O interessante é que apesar do livro não ser de magia você se sente dentro de um universo mágico. Todas as habilidades e poderes especiais apresentados por alguns personagens estão relacionados à capacidades mentais, ou seja, poderes que são desenvolvidos e criados a partir do poder da mente de uma pessoa.
Que outros mundos existem além de Tarilian? O que os doutores Melbourne estão tentando resolver? Quais os critérios de seleção de Champ-Bleux? Essas e outras perguntas estarão respondidas nesse livro que faz com que o leitor não queira parar de ler.
O livro, para quem não está acostumado a ler grandes livros (com muitas páginas), assusta inicialmente, mas com o início da leitura, você esquece o tamanho, pois a autora conseguiu amarrar tão bem a trama, que você não consegue largá-lo um minuto e, isso é verdade.
Eu andava com o meu na bolsa e, em toda fila, ônibus, qualquer momento que eu percebesse que dava para ler um pouquinho, lá estava eu com o Cisne, querendo saber o que ia acontecer nas próximas páginas.
É um livro viciante e, apesar da quantidade de personagens, passagens,  explicações, você não se perde e sabe quem é quem, quem vive o que. Como eu disse, foi uma narrativa muito bem construída que envolve o leitor no universo do Cisne.
E se você gosta de livros de aventura, acredite, você não pode deixar de ler.
Agora eu estou ansiosa pela continuação, vou esperar mais um pouquinho para saber o que vai acontecer e quais serão as decisões dessa geração.

Boa Leitura!



2 comentários:

  1. Oi, Priscila!
    Adorei a resenha, é fofíssima! Conseguiu falar um monte sem dar spoilers, e isso não é nada fácil! Muito obrigada pela ajuda na divulgação, pelo apoio com a leitura do livro e a resenha. Minha turma de personagens e eu agradecemos muitíssimo! Bjs, Eleonor

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri tudo bem estou seguindo seu blog super fofo por dois lindos motivos!!!
    Primeiro sou fã de cisne tbm amo esse livro de todo o coração e resolvi ler umas resenhas sobre ele, Eleonor gente finíssima que tive o prazer em conhecer na Bienal do livro tem uma energia muito boa e contagiante!
    Eu adorei sua resenha, é quase impossível fazer a resenha dele sem spolier né, pois da a maior vontade de contar kkkkkkkk
    Segundo motivo vamos participar de um sorteio juntas a partir de amanha em parceira do blog I love my books da Silvana, super legal né!
    Deixo aqui minha assinatura para vc conhecer meu blog tbm e seja muito bem vinda!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +