[Resenha] Entre o Céu e o Mar: nos montes da inocência - Robson Gundim


Entre o Céu e o Mar - nos montes da inocência 
Autor: Robson Gundim
Editora: Modo
Páginas: 352

Sinopse:
Annette Legrand – descendente de ingleses – imigra para os Montes Apuseni ainda quando criança, para viver nos ermos campestres longe dos rigores da guerra. Ela acaba conhecendo e vivendo junto a um garoto chamado Richter Belmont, um orfão adotado pelo romeno Loweed Schwartz. Com o passar dos anos, Annette e Richter descobrem que irão se separar; ela é levada para um colégio interno na capital Bucareste e Richter fica sozinho no rancho. Doze anos depois, formada e transformada numa deslumbrante mulher, Annette Legrand regressa ao território que marcou a sua infância, redescobrindo o marcante e profundo sentimento que uniu a sua vida à de Richter. Contudo, o que Richter não sabe, é que Annette noivou-se com Nicholas Willefort, um nobre herdeiro de um conde, com quem Annette irá se casar…

---


Olá Galera,

Hoje estou trazendo a resenha de um livro que li, em parceria com o escritor Robson Gundim. Como li a versão em e-book as páginas das citações podem não corresponder ao livro impresso, mas mesmo assim achei interessante colocar!!!
"Entre o Céu e o Mar: nos montes da inocência" é o primeiro livro da série e conta a história de Annette uma linda jovem que ainda criança foge com sua família do horror da peste na Inglaterra do século XVII e, com a ajuda de seu tio Vincent Martinez, um corsário, conseguem sair desse universo de morte e vão passar uma temporada na Romênia, com a irmã de Jonathan (pai de Annette), onde se descobrem pertencentes àquele lugar e irão tentar recomeçar as suas vidas.

Isso foi o suficiente para se instalarem naquela tão curiosa e mística terra, povoada por incalculáveis cores e brilhos de tradição, passando, nos três anos seguintes, a procurar um solo fértil para erguerem sua própria casa. Nessa busca, os quatro Legrands – e mais ainda a companhia do agreste Martinez, que não os abandonara – chegaram ao selvagem condado dos Montes Apuseni, e aqui torna-se amplamente imaginável para o leitor, que o destino dos Legrand levou-os diretamente para o rancho do Sr. Schwartz: o camponês que se tornara dono de posses, terras aradas pelo sol e contava com a ajuda de trabalhadores e não escravos, pois ele, em especial, execrava o servilismo. Depois de uma longa conversa, o camponês se deu conta de que a alma daqueles ingleses – um dia aristocratas – se mostrava liberta para se aventurar na vida campestre, e, além disso, percebera que Richter Belmont, seu filho, bastante evoluído, simpatizara com Vasseur e Annette – ela, principalmente. (p. 12)

E será nesse novo recomeço nos Montes Apuseni que unirá dois jovens, a bela e loira Annette e o misterioso e solitário Richter Belmont. Último descendente dos Belmont, uma família marcada pelo mistério e lendas em torno deles, Richter foi dado para o Sr. Schwartz ainda bebê para que este o criasse como seu filho. Os dois, Richter e Annette, mais Leonard e Alfred II crescem juntos e formam uma bela amizade, até que um fato mudará tudo, a ida de Annette para Bucareste, para estudar na famosa Soartă Bucuresti Scoala quando tinha dez anos. Quis o destino separar Annette e  Richter, que após esse episódio passou a se isolar cada vez mais.

Richter, firme como um rio inacabável era o mais compreensível de todos. Pelo menos na concepção do Sr. Schwartz... Ele vivia quase sempre nos ermos distantes, no interior dos bosques e nos arredores das montanhas, fosse caçando ou ajudando o pai nas tarefas diárias. Segundo os camponeses locais, nenhum cavaleiro domava rédeas e cuidava do lar tão bem quanto ele. Segundo o próprio Richter, entretanto, ao ser questionado sobre suas habilidades silvestres, apenas dizia que “ninguém poderia domá-lo” e que “seu destino chegaria a um dia dificultoso, e até lá deveria estar preparado.” Crescera; indomável como a força do vento, e preservara seus indubitáveis mistérios. Tornara-se um grande homem, mas limitara-se a muitas palavras. Era um Belmont nato, talvez – ou até mesmo pior – como fora seu biológico pai. (p. 19)

Mas, passados alguns anos, eis que Annette retorna para Montes Apuseni, mais linda que antes, mas agora noiva de Nicholas Willefort, herdeiro dos Willeforte de Verossa. E é a partir desse retorno de Annette com seu noivo para os Montes Apuseni que se desenrolará a história. Quais mistérios guardam o passado de Richter? E os sentimentos de Annette? A quem seu coração irá escolher, Nicholas ou Richter? Qual segredo une Nicholas e Richter? e qual o papel de Annette nisso tudo?
O livro leva o autor a viver um ambiente onírico e mágico da Romênia do século XVII e suas lendas, além dos romances, dramas e situações que envolvem o leitor a querer acompanhar o desenrolar da história. Não vou falar muito para não lançar spoilers, mas é um livro que vale a pena ler e acompanhar a saga desses três jovens e seus destinos que se entrecruzam.
Foi uma grata surpresa o livro e apesar de ter me confundido um pouco com o nomes (isso sempre acontece) foi uma ótima leitura e ver os desenhos feitos pelo autor (como na imagem abaixo de Richter e Annette) para elucidar algumas cenas foi mais gratificante ainda!



Abraços e uma boa leitura!

16 comentários:

  1. Realmente a história é incrível e deliciosa de se ler. Adoro romances deste tipo e não vejo a hora de ter o livro em mãos. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Beth?
      Eu li em e-book e tenho que confessar que atualmente não é o melhor para mim (minha filha quando me vê no computador pede para sentar e ver a Galinha Pintadinha, então lá se foi a leitura).
      Mas também gostei muito!
      beijos!

      Excluir
  2. Olá Pri.
    Eu adorei esse livro, achei a escrita maravilhosa, emocionante, não consegui desgrudar dele! Sua resenha está ótima!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Michelle,

      Obrigada!
      Sim, ficamos querendo saber o que vai acontecer, tentando desvendar as coisas e o difícil é escrever a resenha sem lançar spoilers!!!

      Beijos!

      Excluir
  3. Que resenha linda, Priscila! Fico contente por ter gostado do livro e viajado na primeira parte da história de Annette... Nos vemos no Volume 2! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Robson!

      Sim, adorei história de Annette e estou esperando ansiosa a leitura da continuação mas também acompanhar os desenhos que permeiam a leitura, são ótimos para visualizar as cenas, os personagens...

      Abraços!

      Excluir
  4. Muito show! Como sempre a história do Robson emocionando. Acredito que irá muito mais longe. Parabéns pela linda resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucas,

      Sim, emociona e cativa o leitor!

      Abraços!

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro,
    a principio a capa me chamou a atenção,mas
    sua resenha foi o que me fez querer lê-lo hehehe ..
    Adoro estórias desse tipo :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane,

      Obrigada!!! O livro é muito bom, vale a pena dar uma lida e embarcar nessa história!
      Beijos!!

      Excluir
  6. Não conhecia a obra. Parece ótimo, fiquei afim de ler. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa,

      é muito bom o livro, aliás a Editora Modo está com ótimos livros nacionais, vale a pena conferir!!

      beijos!

      Excluir
  7. Estou namorando esse livro já tem um tempinho e a vontade só aumentou.
    Bjinhos querida e obrigada pela visita sua linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ahthange,

      Sim, o livro é bem legal e vale a leitura!!
      Beijos e disponha!!!

      Excluir
  8. Oi Pri.

    Poxa também tenho o livro do Robson, mas ainda não pude ler. Tenho dificuldades com e-books. rs
    Adoei a resenha.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,

      eu também, demorei bastante pois é complicado ler e-books com minha filha querendo assistir tudo no computador ou apenas teclar, hehehehehe.
      Obrigada e boa leitura, vai aos poucos como fiz!!!
      Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +