[Resenha] Pais e Filhos - Roberto Shinyashiki


Pais e Filhos - Companheiros de Viagem: uma educação para a felicidade
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Páginas: 176

Sinopse:
O renomado psiquiatra vem, desta vez, mostrar com mais ternura ainda que a convivência entre pais e filhos pode ser uma experiência gostosa e enriquecedo.
Depois de 10 anos, Shinyashiki traz um texto novo, ampliado e revisado - de embalagem nova também. As questões que permeiam o universo infantil e adolescente e as maneiras de educar os filhos estão reunidos aqui, com simplicidade e cumplicidade. Uma obra inspiradora e emocionante.
Para pais e mães preocupados em formar ser humanos preparados para o futuro.

---

Oi Galera,
Hoje estou trazendo a resenha de um livro que li, reli e fiquei muito na dúvida sobre o que postar aqui ou não, eu tento ao máximo não lançar muitos spoilers dos livros que leio, e toda vez que pensava em escrever algo estava indo por esse caminho. Como mãe de primeira viagem e educadora, fico apreensiva, às vezes, quais as atitudes que devo tomas, então eu volto e tento seguir o que minha mãe fez, se deu certo com sete, então porque não vai dar com uma? Mas então eu lembro que os tempos são outros, as condições são outras e tudo isso interfere.
Por isso escolhi o trecho abaixo para começar a resenha:

Na difícil tarefa da educação, pais e mães seguem (ou gostariam de seguir) manuais e regras sobre como criar seus filhos; porém, muitos não percebem que cada um tem uma maneira especial de ser e que, portanto, manuais não ensinam tudo, não são nem de longe o suficiente. (p. 14)

Sim, seria muito fácil e prático se existisse um manual, mas acho que a melhor forma de saber como agir é conhecendo o seu filho, perceber, como o autor inicia falando, quais são as aptidões de seu filho: se ele gosta de nadar, põe ele em uma escolinha de natação; se gosta de tocar um instrumento, contrata um professor; se gosta de dançar, então que tal fazer aulas de dança? 
Mas, não fazer isso pensando que seu filho vai ser o próximo Cielo, Mozart ou Deborah Colker, mas com o intuito que ele vá se descobrindo e trilhando seus gostos.
Shinyashiki fala em seu livro das expectativas que acabamos por lançar em cima de nossos filhos e que podem fazer com que se tornem adultos infelizes, não realizados, acredito que essa é uma das grandes lições do livro: que temos que educar nosso filho para ser feliz, antes de tudo!
O livro aborda temas como homossexualidade, educação doméstica que ele chama de ecologia doméstica, drogas, educação financeira, entre outros.
Acredito que para quem é pai, mãe, tios ou responsáveis é uma leitura mais que indicada, faz com que comecemos a refletir sobre aquilo que estamos fazendo de bom ou não no processo de educação de nosso filhos.
Então, boa leitura!

8 comentários:

  1. Realmente nem tudo ou quase tudo dá certo na hora de educar nossos filhos. Nisso buscamos uma fórmula que dá mais certo ou que encaixa mais ao nosso tempo e é difícil. Nada melhor que buscar respostas neste livro que você tão bem falou e mostrou. Vou adorar ler, Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth,

      sim, é verdade, o legal é que o livro não dá fórmulas, não é um manual, ele apensa vai comentando questões então é bem legal de ler!

      Beijos!

      Excluir
  2. Muito interessante esse livros que ajudam a educar os filhos e entende-los melhor!
    Susana
    http://ladyweiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Susana,

      e nos tempos atuais mais difícil ainda educá-los!

      Abraços!

      Excluir
  3. Livro interessante! Parece ser uma narrativa carregada de reflexões sobre a vida e relacionamentos familiares. Ótima base para pensarmos sobre nossas ações e sobre como está sendo conduzido o mundo em que vivemos.
    Adorei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Francielle,

      faz com que comecemos a refletir sobre o que estamos ensinando aos nossos filhos e o mais importante é que eles sejam seguros e confiantes de si mesmos e do amor que sentimos por eles e não ficar querendo criar pequenos adultos que serão bem sucedidos, agora eles são crianças e devem viver como tais!

      Beijos!!

      Excluir
  4. Oii, o livro parece muito legal, mas não faz meu tipo. Porém, adorei sua resenha, é sempre bom conhecer livros novos. ^^
    bjs
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +