[Resenha] A Falsa Princesa - Eilis O'Neal






A Falsa Princesa
Autora: Eilis O'Neal
Editora: Farol Literário
Páginas: 406

Sinopse:
Ao completar 16 anos, Nalia descobre que não é a verdadeira sucessora do trono de Thorvaldor. Agora vivendo entre camponeses, ela percebe que em suas veias corre uma intensa e misteriosa magia que poderá mudar seu destino e de todo o reino.


---

Oi Pessoal,

Hoje tem mais uma resenha, em parceria com a Farol Literário!
Escrito em primeira pessoa, o livro conta a história de Sinda Azaway, que até os dezesseis anos achava que era a Princesa Nalia e herdeira do reino de Thorvaldor. Apesar de um tanto quanto desastrada, ela sempre buscou cumprir todas as regras existentes, por achar que era isso o que se esperava de uma futura rainha.
Mas, seu mundo ruiu em uma tarde, após ficar horas procurando pela Porta do Rei Kelman, no seu jardim real, com seu melhor amigo Kiernan, ela foi chamada à Sala do Trono, onde o Rei e a Rainha, juntamente com  Neomar Ostralus (Diretor da Faculdade de Magia e Conselheiro-Chefe do Rei) e Melaina Harandron (Baronesa de Saremarch e também mestre da magia).
Para proteger a verdadeira Princesa da profecia do Oráculo de Isidros, que afirmava que esta morreria antes de completar dezesseis anos assassinada no salão do Trono, o Rei e a Rainha optaram por trocar os bebês, mandando a verdadeira herdeira para o convento e trazer, para o reino, um outro bebê que seria encantado para se parecer com a verdadeira Princesa Nalia.

- Não podíamos simplesmente mandar a princesa para longe, porque, se assim fosse, o mal previsto simplesmente a encontraria. Tínhamos que fazer parecer que ela estava aqui, morando no palácio. Foi feito um encantamento - ele explicou -, para fazer você parecer a princesa a quaisquer olhos, mágicos ou não. Você foi escolhida porque parecia provável que ficaria parecida com ela quando crescesse. Mas o encantamento deu a você o sinal de nascença que era dela, e um glamour que faria qualquer mago bisbilhoteiro acreditar que seu sangue era real. Nossa filha. Era magia forte, criada pelos mais fortes magos que viviam naquele tempo. Mas agora é hora de removê-la. (p. 22)

E com a remoção do feitiço, que dava parte da essência da verdadeira princesa a Sinda, ela volta a sua forma original e perde o sinal de nascença, três pontos no antebraço. Após ser escorraçada - isso mesmo, mandam ela embora, com os vestidos mais simples que tinha e poucas moedas de ouro, nem olham para trás ou falam com ela - Sinda é enviada para a casa de sua única parente viva, a tia Varil, na vila de Treb. Lá Sinda tenta se adequar a uma vida simples, como tintureira - profissão de sua tia - e a viver a partir de seu trabalho. Deslocada, insatisfeita e sem compreender ainda quem ela é, Sinda meio que se afasta de todos da vila (ela é tímida e não gosta de chamar a atenção), quando Kiernan vai visitá-la, ela despeja todo o ressentimento que está sentindo nele, afastando-o, e quando pensa ter feito um amigo, mas Tyr queria apenas enganá-la.
Nesse mio tempo ela descobre possuir uma magia muito forte dentro dela e volta para a capital, tentando ingressar na Faculdade de Magia, mas acaba tendo seus sonhos frustados, pois lá ou você é filho de nobre ou paga uma quantia exorbitante para poder estudar. Mas, quando sem querer lança um feitiço na fonte da faculdade, ela é vista por Philantha, que a toma por aprendiz e permite que ela more em sua residência.
A vida de Sinda parece estar entrando nos eixos, ela tem um trabalho, amigos (volta a falar com Kiernan), está aprendendo magia, quando numa noite, ao visitar Kiernan no palácio, ela vê a princesa Nalia sendo enfeitiçada, e não um feitiço qualquer, o mesmo feitiço que foi usado nela para reverter sua aparência ao normal, só que nesse caso, estava reavivando a marca de nascença na princesa. E a partir desse ponto que Nalia começa a desconfiar que na verdade ela não era a única falsa princesa existente e parte em busca de desvendar esse mistério.
O livro apresenta uma leitura leve, envolvente, emocionante (cara, eu quase chorei no início do livro enquanto lia o que os reis tinham feito com ela, o pouco valor que deram a vida dela e mesmo a ela, após dezesseis anos sendo criada como filha). Repleto de mistérios, faz o leitor tentar descobrir o que está acontecendo e quem está por trás de tudo. Tenho que admitir que foi muito bem escrito, e nas minhas conjecturas, nunca cheguei a imaginar a possibilidade que se descortina ao longo da narrativa. Quem gosta de livros com aventura, romance (tem romance sim) e magia não pode deixar de acompanhar. Só senti falta de explicar mais sobre a mãe de Sinda, acho que merecia uma aparição ou uma explicação melhor.
No mais o livro é perfeito, sem falar na capa, ela é linda!!! Li em dois dias, devorando cada passagem, cada momento nas desventuras de Sinda - sentia tanta pena dela, tudo dava errado em sua vida.
Enquanto lia, comentava com minha irmã, até o momento em que ela me pediu para não falar mais nada e que eu terminasse logo de ler para que ela fosse a próxima!!! Bom, então estarei passando o livro para ela agora!
"A Falsa Princesa" é leitura mais que indicada.
Boa leitura!

9 comentários:

  1. Achei a história desse livro linda e apaixonante. Um pouco triste pelo que acontece com a mocinha, mas depois pelo que entendi ela dá uma reviravolta em sua vida e se transforma em maga. Muito bom. Ansiosa pra ler. Adorei conhecer a história através de sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth,

      sim o início é meio triste, pois imaginar que você cria uma pessoa por dezesseis anos e nem se importa com ela é duro.
      Mas o livro é muito bom e faz refletir sobre essas relações e laços de parentesco e sua fragilidade.
      Beijos!

      Excluir
  2. Amiga me diz quando vc vai soltar o resultado do sorteio do dia das crianças pra mim poder falar também...pq vc n me falou mais nada

    ResponderExcluir
  3. Amiga sinceramente eu já estou querendo esse livro já faz muito tempo, até porque ele já se encontra na minha lista de desejados, mas infelizmente eu ainda não o comprei, porque também não o acho para comprar. Só para encomenda mesmo pela net...enfim...
    Outra coisa querida, queria te agradecer por sempre estar presente em meu blog e também dizer que sempre que precisar de alguma coisa pode contar comigo tá?

    Olha aqui, vc poderia me dar uma força com alguma das editoras que vc tem em?? Porque tá tão dificil de arrumar umas editoras bacanas para divulgar.
    Enfim...Quando puder vc me fala alguma coisa...e n esquece de me dizer sobre o comentario de cima
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amiga,

      O resultado ainda não saiu pois estamos conferindo se todos seguiram os blogs.
      O livro está disponível na Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4911160) aproveita porque é muito bom!!!
      Te falo sobre as editoras, mas a maioria tem processo de seleção!!
      Beijão!

      Excluir
  4. Oie sua linda =)
    primeira resenha que leio, gostei bastante, creio que irei identificar em algumas coisas, e creio que terei que ter lencinhos do meu lado, pois sou manteiga, choro a toa, espero ter oportunidade de ler o livro e m
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Isso tudo acontece em 406 páginas, Meu Deus, quanta coisa, fiquei com pena da Sinda no decorrer da leitura da resenha, achei os rei muito mal, escorraçar a garota mesmo ela passando 16 anos de sua vida como filha, merece um final bem triste viu !

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Priscila!
    Jpa li algumas resenhas e estou bem cativada com a história!
    Sinto que irei me emocionar com o livro, pela história da protagonista, que pelo meu entendimento ela se supera!
    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +