[Resenha] Golfinhos e Tubarões: O outro mundo - Tais Cortez


Golfinhos e Tubarões: O outro mundo
Autora: Tais Cortez
Editora: Chiado
Páginas: 419

Sinopse: 
Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles. Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições. Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, frequentando aulas diferentes de tudo o que já viu. Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la. O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...

---

Oi Seguidores,

Hoje estou trazendo uma resenha nacional, do livro Golfinhos e Tubarões da escritora parceira Tais Cortez!!
Vou logo avisando, quem gosta de livro com vampiros, mutantes e romance, o livro é mais que indicado.
O livro conta a história de Victoria, uma jovem de dezoito anos que foi adotada aos cinco, por Ana e Greg, que queriam ter um filho, muito mais por status social, que por uma noção de família, assim eles adotam a pequena Victoria, uma garotinha ruiva que não tinha nenhuma lembrança do seu passado. Ela cresce em meio ao luxo e à solidão, pois sempre foram os empregados que se responsabilizaram por cuidar dela, fazendo com que ela se sinta sozinha e deslocada daquele mundo e família. Quando completa 15 anos Victoria os cabelos dela, antes ruivos e cacheados, se torna pretos e lisos, inexplicavelmente, assim como outras transformações em seu corpo, como a capacidade de ouvir, enxergar, força, velocidade e premunições. Mas nada disso chega perto, três anos depois, quando ela conversava com seus pais:

Então, tudo aconteceu rapidamente. Minhas mãos pareciam em chamas e meu coração começou a pulsar tão intensamente que a sensação era de que explodiria, rasgando a pele do meu peito. Fechei meus olhos e minhas mãos se fecharam involuntariamente. Foi quando comecei a ouvir... sons de vidro quebrando, da eletricidade indo e voltando, de madeira se partindo e de Ana e Greg gritando.
Abri os olhos, esperando que estivesse em um pesadelo, embora, no fundo, soubesse que tudo era real e que seria quase impossível acreditar no que veria. Todos os objetos de vidro estavam quebrados, espelhos, lustres, mesas, a tela da televisão... e havia uma enorme rachadura no chão que seguia até o teto. Pior, meus pais se encontravam suspensos e pressionados contra uma das paredes da sala, como duas marionetes sob meu controle, desacordados. (p.13-4)

E é a partir de então, que o mundo de Victoria começa a desmoronar, seus pais passam a ter medo dela e numa atitude desesperada, sem saber como lidar com a situação, quando Lisa e Vitor aparecem em sua casa, dizendo, que não apenas conheciam os verdadeiros pais delas, mas que eram como ela, especiais. E na tentativa de convencê-la a ir com eles para Aprendum, uma escola para pessoas que possuem habilidades especiais como a dela e que se localiza em um mundo paralelo ao dos humanos. Assim, Lisa resolve mostrar, uma visão da escola para Victoria, onde ela vê outros jovens como ela, mas no meio de sua visão uma figura lhe chama a atenção, um rapaz sentado no batente da janela da biblioteca, nesse momento, ela começa a comandar a visão para poder vê-lo melhor:

Alguma coisa nele me atraía. Queria tocar sua pele clara que, mesmo de longe, parecia ser muito macia. Acima de tudo, queria ver seus olhos. "Olhe para mim!", ordenei, frustada por pensar que aquilo também não adiantaria. Entretanto, antes que eu perdesse o último resquício de esperança, o garoto se moveu. (p. 22)

E Victoria se tornou cativa daqueles olhos e daquele garoto. Ela resolve ir com Lisa e Vitor, no intuito de aprender a dominar seus poderes para poder retornar para sua antiga vida e, de quebra, conhecer o garoto misterioso. Tenho que adiantar que ela é uma espécie de celebridade na escola, pois seus pais eram famosos. E assim, ela passa a ter amigos; um relacionamento complicado, onde o garoto misterioso é o Alex, um meio vampiro, que guarda um grande segredo, e que se mantem afastado de todos e sobretudo, dela, embora o destino teime em uni-los; e um passado para desvendar, que vai explicar .

"Ele não me contava tudo e eu estava certa disso. Algumas vezes, eu continuava a perguntar, tentando derrubar a barreira invisível que sentia existir entre nós. A barreira entre o que ele me permitia saber e o que ele escondia."

Quando eu vi o livro e o título, fiquei me perguntando: "- Porquê golfinhos e tubarões no título de um livro que fala de mutantes e que tem vampiros??" Mas isso foi respondido o longo da leitura, era uma analogia entre o bem e o mal, que são duas forças marcantes no livro e Victoria, ao voltar para Zária, se vê presa nesse duelo, onde dominar suas habilidades pode ser um fato decisivo para viver ou morrer, não apenas ela, mas também àqueles a quem ela ama, sobretudo Alex.

- Em que você está pensando? - ele finalmente perguntou, ficando de frente para mim e reduzindo o espaço que nos separava.
- Queria ter a habilidade de Ana - confessei. A aproximação fez meu coração acelerar. - Queria ler seus pensamentos.
- Talvez isso a impedisse de dormir à noite - alertou-me, sombrio.
- Tudo tem um preço - filosofei.
- E você pagaria o preço... - seus olhos azuis brilharam, intensos - para ficar comigo? (p. 238)

Repleto de magia, mistério, romance e amizade o livro, escrito em primeira pessoa, faz com que o leitor se veja dentro de uma aventura e acabe por desejar ser parte daquele universo e ter também uma daquelas habilidades ou ter aulas como as deles (sério, são mais divertidas do que as nossas)!!
Outra coisa que achei legal foi o relacionamento complicado entre Vic e Alex, a autora encontrou o ritmo certo para compor as cenas e construir um o romance entre os dois, do começo conturbado às idas e vinda, culminando com  escolha, você seria capaz de se sacrificar para manter quem você ama vivo?
Tenho que dizer que amei o livro, e enquanto lia conseguia identificar elementos que o aproximava de outros como Crepúsculo, Harry Potter e X-Men. Para os fãs de livros de fantasia, como eu, não podem deixar de conferir essa intrigante aventura e, embora o livro seja grande, você nem percebe, pois a autora conseguiu escrever uma trama que te prende e  te instiga a continuar lendo.
Bom, e como gostei muito do livro, aproveito e faço uma campanha pela continuação, até porque, algumas pontas ficaram soltas, faltando uma explicação mais aprofundada, embora não interfiram na compreensão e leitura do livro. E elas mesmas poderiam gerar a trama do próximo (embora a autora não tenha mencionado nada):
* Porque os cabelos dela mudaram novamente para roxo, à medida que ela controlava/usava seus poderes? (Tais, essa vai para a entrevista)
* Como ficou a sucessão no reino dos vampiros?
* Uma explicação mais aprofundada sobre a cura de Alex, ficou um pouco vago...

Eu só identifiquei esses pontos sem uma resposta na trama, fora isso o livro é muito bem revisado, não apresentando erros e isso facilita muito a leitura!!!
Vou deixar vocês com o Book Trailer do livro e informações de onde adquirirem o seu livro!!!
Beijos e boa leitura!!


Onde comprar?
Livraria Cultura - R$ 34,00 - 419 páginas. 

23 comentários:

  1. Olá, li esse livro, mesmo não gostando de vampiros, etc. Uns dos melhores livros nacionais do ano !
    Amei a resenha
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh... <3 hehe mtooo obrigadaaaaa! :D
      Leitor Satisfeito = Escritor feliz! rsss
      bjsss

      Excluir
    2. Oi Thay,

      Realmente o livro é muito bom e no gênero fantasia, um dos melhores mesmo.
      Beijos!!

      Excluir
  2. Oiii, Prii!
    adoreiii a resenhaaa, obrigadaaa!!!
    e achei super interessante seu olhar de leitora!!!
    realmente deixei esses dois pontos propositalmente (pq o sangue dela o curou e como ficará a sucessão em Zauron) para a continuação...q vai se centrar fundamentalmente neles! Então pode esperar sim um segundo :D
    Bjaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \0/ agora sim fiquei mega feliz!!!
      O livro, como já te disse inúmeras vezes é ótimo e eu adorei lê-lo!! Saber que vai ter uma continuação só me deixa mais feliz!!
      Obrigada pela confiança e por ter gostado da resenha!!

      Beijos

      Excluir
  3. Oii, Pri!
    Mas que capa diferente e interessante! Gosto de ler livros assim, mas nunca havia visto ele em lugar algum. Talvez, da próxima vez que me encontrar em uma livraria, eu fique de olho numa capa boa como esta, rsrs.

    Beijos!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Spoiler, remete aos olhos do Alex!!!!
      O livro é muito bom e vale a pena você conferir Vinicios!!

      Beijos

      Excluir
  4. Olá!

    A trama parece muito interessante. Gosto muito de livros de fantasia onde a personagem não sabe bem o que é vai descobrindo do que é capaz. Gostei muito do Alex e seu ar de mistério. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,

      obrigada!! Sim o livro ela vai se descobrindo e vai lutando por aquilo que ela quer e que acha que é o melhor, muitas vezes para os outros e não por ela, isso é bem legal da personagem!!

      Beijos

      Excluir
  5. QUE livro é esse! AMEI!!
    Muito boa resenha é simplesmente meu gênero!

    Saiu Entrevistando meus Autores - O Prazer da Literatura Nacional - Luiz Henrique Mazzaron!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/entrevistando-meus-autores-o-prazer-da.html
    Passa lá e comente! Retribuo a visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,

      então você vai amar!!!
      Já conferi a entrevista e adorei!!

      Beijos

      Excluir
  6. Olá Priscila

    Eu gosto muito de histórias de vampiros e mutantes por isso, assim como vc bem disse, fiquei muito interessada em ler esse livro.
    Ao ler sua resenha, dá pra notar que o desenvolvimento dos personagens é o ponto alto da história!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eve,

      sim, o desenvolvimento e amadurecimento deles isso é muito legal na trama!!
      Você vai adorar lê-lo!!

      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Flor!
      Que bom que gostou!
      Saiu a resenha se quiser ler:
      Nova Resenha no Blog: http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenhamascara-vida-nao-e-um-jogo-luiz.html
      Passe lá e comente! Retribuo a visita!

      Excluir
  7. Preciso ler esse livro! Urgeeeente KKKK
    Adorei a resenha, e por saber que é nacional me interessei mais ainda
    Ou porque sou fã de Vampiros e essas coisas sabe IUSDHAIUSD

    Beeijos, já estou te seguindo :D Retribui o meu?!
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sabe, depois dessa sua resenha, tenho certeza que vou querer ler este romance. Linda a história, envolvente e muito apaixonante. rsrsrs Sua resenha está demais. beijos.

    ResponderExcluir
  9. UAUUU!!! Depois da sua resenha, tenho que ler este livrooo :( quero muito ele, imagina isso ??? um livro nacional com essa temática sobrenatural ??? Adoro livros deste tipo, adorei sua resenha, Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Priscila,
    tudo bem?
    Que coincidência, acabei de ler esse livro e também postei a resenha. Assim fica mais interessante, você consegue ver o livro por outra perspectiva.
    O que ficou para mim: o livro é tudo isso, aventura, fantasia, mistério, romance, e que romance!!!!
    Mas o que me marcou mesmo, foram os conflitos internos dos personagens, a questão de golfinhos e tubarões, muito bem escrita pela Tais. Faz o leitor refletir.
    Desejo sucesso para a tais, estou torcendo por ela, e ficarei ansiosa pela continuação.
    Enquanto ela não vem, vamos conferir seu novo lançamento: O Último Homem do Mundo, que está prometendo!!!!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
  11. Ai, eu amo fantasia!! Achei curioso o título desse livro, e não conseguia entendê-lo até ler a primeira resenha. A sua é a segunda que leio em poucos dias...

    Achei mega interessante o enredo, e já fiquei com vontade de ter as aulas também! hahaha... Muito louco isso do cabelo da menina mudar de cor e ela perceber várias transformações... rs... Se eu tiver a oportunidade, lerei.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, quando vi a capa, pensei que o livro tivesse outro tema, mas posso dizer que me encantei por ele.
    Adoro livro de fantasia!
    Quando gostamos do livro e vemos algumas pontas soltas, fazemos campanha mesmo para ser lançado para ontem a continuação...hehehehe
    Parabéns pela bela resenha.
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  13. Oi Yume! Como vai?
    Uau me interessei por esse livro, ainda mais por ser de autor nacional, vou adicioná-lo a minh alista de leitura para 2014, só acho estranho nunca ter escutado falar desse livro, estou sabendo dele agora em seu blog!

    Grande abraço
    Claudinei Barbosa
    resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Yume!

    Apesar de sua empolgação não fiquei interessada na leitura, pois não curto essa temática.
    Achei que a capa não combina muito com a trama...

    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Pri, tudo bem?
    A sua resenha foi bem animada, mas confesso que mesmo assim o livro não me ineteressou muito. Você citou pontos muito positivos, como o livro ser repleto de magia, mistério, amizade, romance; o fato de a autora ter encontrado o ritmo certo para com por as cenas e o romance, mas ainda assim, não me senti atraída pelo livro, infelizmente.

    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +