[Resenha] Cuidado: Garoto apaixonado! - Toni Brandão


Cuidado: Garoto apaixonado!
Autor: Toni Brandão
Ilustração: Fernanda Morais
Editora: Callis
Páginas: 112

Sinopse: Não é fácil ter onze anos e estar em dívida com alguém que salvou sua vida. Principalmente quando essa pessoa é seu melhor amigo e está apaixonado pela mesma garota, que é seu primeiro amor. Timidez, lealdade, amizade. O que o impede de revelar seus sentimentos?


 
---


Oi Amig@s,

Tudo bem com vocês? Por aqui, tudo ótimo, principalmente depois de ter lido "Cuidado: Garoto Apaixonado!", de Toni Brandão, publicado pela parceira Callis.
O livro conta a história de Tui, um garoto de 11 anos, que está no 6º ano da escola e tem como melhor amigo o Alê, descolado, o garoto popular da escola e que estuda na mesma sala. Durante as férias de verão, o Tui resolve aprender a surfar de uma hora para outra para poder impressionar sua vizinha por quem tem uma queda, mas, acaba brigando com o Alê, dono da prancha, que o impede de ir para o mar (o Tui resolve ir mesmo não sabendo nadar e tendo medo de água) e, no meio da briga, cai o maior temporal, de uma hora para a outra. Assim, o Tui fica em dívida com o Alê por ele o ter salvado.
Com o retorno das aulas, Tui achou que seria mais um igual e diferente primeiro dia de aula, até ver uma garota no quadro de avisos copiando os horários e sentir, naquela hora, que sua vida mudou definitivamente: ele descobriu o amor. Camila é tudo o que Tui sempre sonhou numa garota, descolada, joga bem futebol, lê poesia, usa batom vermelho e tem uma mochila igual a dele.
Mas, como nada da vida de Tui é fácil, seu melhor amigo também se apaixona por Camila e resolve pedir ajuda à Tui para conquistá-la, alegando que seu amigo lhe deve três desejos por ter salvado sua vida.
É então que a vida de Tui começa ir ladeira abaixo, ele não consegue dizer para Alê que também está apaixonado pela Camila, ajuda o Alê redigindo os bilhetes anônimos endereçados à garota e começa a evitá-la, para impedir que seus sentimentos avancem e não passar a perna no seu amigo.
Mas, em meio à todo esse caos que sua vida se transforma, ele vai perceber, que nem sempre nós podemos fugir daquilo que sentimos, principalmente quando Eros em pessoa, está empenhado no caso.

"Origami

dobre-me
faça de mim
um peixe, uma flor
ou um barquinho
não me incomodo
viver dobrado
desde que seja ao seu lado" (p. 53)

O que posso dizer do livro...
ADOREI!!!! Narrado em primeira pessoa, o livro parece mais um diário do Tui, onde ele relata seus dramas, dilemas e emoções conflitantes de um pré-adolescente. Eu simplesmente adorei a capa e, se de início não entendi o porque da perna esquerda meio torta, na leitora entendi, não, não é um problema, é onde ele sente o coração dele bater. Loucura? Não, poético para um garoto de onze anos!
O livro traz páginas amareladas, que facilitam a leitura e ilustrações: abrindo os capítulo e recriando cenas dos livros, o que lembrou muito os livros que eu lia quando tinha entre nove e onze anos.


Se você tem um-(a) sobrinho-(a), irmã-(o), primo-(a), ou apenas quer relaxar e se divertir um pouco, com certeza é leitura mais que indicada!
Espero que tenham gostado!
Beijos e boa leitura!


15 comentários:

  1. Que livro fofo! Normalmente não tem muitos livros de romance com o foco nos garotos. Como fã de literatura infantojuvenil, já fiquei interessada. Só não conhecia a editora, vou procurar melhor.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Prih,

    Amei o livro e como gosto deste tipo de obra também, antes de dar aos meus sobrinhos eu vou ler com muito prazer. Sabe, creio que às vezes precisamo ler algo mais leve, inocente e rápido.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Ai parece que é muito fofo esse livro, fiquei com vontade de lê-lo, achei engrado o coração dele bater na perna esquerda certo? A capa é bem legal gostei muito, também não conhecia a editora, parece que o trebalho dela é muito bom.

    Mayla

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pri!
    Ah que gracinha de livro! Fiquei com vontade de ler, bate aquela nostalgia de quando a gente era mais novo e tinha problemas menores para lidar rs
    Claro que se tiver a oportunidade, lerei esse livro :)

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Pri!
    Que livro lindo!
    Esse livros que nos mostra a inocência de uma criança é tão bom. O primeiro amor de uma pessoa é muito marcante.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eros em pessoa empenhado no caso? Adorei isso! rs... E esse livro prova meu argumento, de que páginas amareladas não impedem de colocar detalhes no livro... quando alguém me diz isso só falto avançar na pessoa! rs... páginas amareladas não impedem ilustrações nem nada do tipo, mas tem gente que teima em dizer uma coisa dessas... hehe... Pronto, desabafei.

    A única coisa que não gostei completamente no livro foi essas pessoas apaixonadas com essa idade... com onze anos eu ainda brincava de boneca! hahaha... só espero que seja uma paixonite leve! Acho que essas crianças de hoje um dia vão perceber que perderam a oportunidade de ser crianças, simplesmente.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá... Achei a premissa interessante... uma leitura que minha filha de fato iria adorar... só não achei legal a parte que uma criança de 11 anos já se apaixona e tenta conquistar uma garota que usa batom vermelho... a minha filha não usa, eu acho super forte para idade... claro que ela poderá usar mas quando tiver mais velha acho que criança nessa idade não tem que pensar em meninas e meninas para namoro e sim brincar.... e nada mais... Xero!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri, tudo bem?
    Que livro mais fofo!!!!!!! Adorei!!!!!!! A capa é apaixonante e sentir o coração bate na perna esquerda, me derreteu!!!!!
    Ai, esses meninos, ele tinha que ter sido sincero com o amigo desde o início. Eu sei, existe o risco de perder a amizade. mas acho que esconder é um risco muito maior. Se falasse na hora, a chance de ele ficar chateado e depois continuar a amizade, seria muito maior. Tomara que o autor tenha dado essa lição.
    Realmente, vou aderir ao coro: 11 anos é uma idade muito precoce para relacionamentos. Essa idade é para brincar, são crianças ainda. os adultos não deveriam estimular esse comportamento em seus filhos.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Pri
    Eu adoro livros infanto juvenil e agora que tem um falando focando os garotos no romance, não tem como não ler e ver que você adorou a história me instigou mais ainda e saber que a leitura é divertida já contou vários pontos para a obra.
    Não conhecia a editora, é nova no mercado?
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  10. Oieeee, achei bem interessante, nunca tinha visto um livro que envolvesse romance a partir do garoto rsrs, achei o livro bem fofo e vou anotar aqui como dica para o meu irmão que está começando a sua jornada no mundo dos livros, ele insiste em ler livros grandes, neste momento ele está tentando ler A Esperança, terceiro livro do Jogos Vorazes, ele já assistiu os dois filmes e está lutando para ler o livro kkkkk, eu falei para ele começar por livros mais simples, e acho que vou indicar este para ele, parece leve e muito interessante, valeu pela dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Parece ser realmente muito divertido. Vou aceitar sua sugestão e vou tentar ler. Espero gostar tanto quanto você. Muito bom.

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem ?
    Achei a história do livro bem fofinha, porém um pouco infanto juvenil demais, não que eu esteja menosprezando ou algo do tipo eu até leria o livro. Gostei da história e os conflitos que o Tui passa são bem interessantes. No momento não daria uma chance para o livro mas quem sabe outra hora ?
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Flor!

    Eu só de ler sua resenha também adorei! Eu descobri que adoro ler esse livros também!! Vou comprando e guardando para meus filhos e para mim! Achei ele mega fofo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Achei uma fofura este livro! sou apaixonada por infanto juvenil porque eu acho que eles contem uma inocência que hoje em dia está perdida na maioria dos livros. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Hoje na minha aula eu vi que a garota que eu estou perdidamente apaixonado desde o primeiro dia de aula lendo este livro. Ela fez "questão" de deixar a capa virada para mim para que eu possa ler o título, daí vim parar aqui. Talvez um sinal?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +