[Resenha] O Colecionador de Borboletas - Cecília Mouta


O Colecionador de Borboletas
Autora: Cecília Mouta
Editora: Novos Talentos
Páginas: 256

Sinopse: Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino.

---

Oi Leitores,

Hoje estou trazendo mais uma resenha nacional, espero que gostem. O livro da vez é "O Colecionador de Borboletas", de Cecília Mouta e fui publicado pela Novos Talentos em 2012.

O que você seria capaz de fazer para impedir que o amor de sua vida morra?

Com essa pergunta inicio a história, pois ela norteia todo o livro. O livro conta a história de Nicola, um jovem que acorda em uma clínica de repouso para pessoas que apresentam problemas mentais. Nicola não lembra quem ele é ou do seu passado, mas sabe que sua história de vida e as borboletas estão intrinsecamente ligadas.

"Você está se lembrando da sua vida?"
"Sim, e isso dói", revelei, apontando para o coração.
"O que aconteceu?"
"Não sei ainda", disse enxugando rapidamente uma lágrima que ia cair. "Mas não tenho um bom pressentimento." (p. 85)

No entanto, Nicola começa a ter flashs de seu passado e, a partir dessas memórias que chegam, ele começa a juntar as peças de um quebra-cabeças: a sua vida passada.
Sua primeira memória remete a um jovem de 10 anos que conhece uma jovem chamada Joana e, é através dela que ele aprende a caçar e amar as borboletas. Joana mora na fazenda do avô de Nicola e é filha dos empregados da propriedade. Aos quinze anos ele se vê apaixonado por Joana e é prontamente correspondido. Mas, quando ela resolve caçar uma borboleta, ela acaba se afogando no lago. Então ele se lembra (o ainda jovem) do que Joana havia lhe dito há muito tempo, sobre algumas pessoas possuírem o dom de mudar o passado quando tocam um objeto, mas essa mudança provoca reações que estão fora do alcance de quem manipula o passado, gerando uma reação, um "efeito borboleta".
Assim, Nicola consegue voltar no tempo e salvar Joana, mas, para isso há um preço.
O Nicola de hoje, com pouco mais de trinta anos, tenta entender quem é Joana e porque ele está naquela clínica, onde a única pessoa que o visita é sua mãe. Com a ajuda de sua enfermeira Esther e da psicóloga Liz, Nicola embarcará um uma viagem que o fará rever quem ele era no passado e quem ele deseja ser agora.

"Você já sentiu o toque de uma borboleta, Liz?"
"Não."
"Então acho que você não conhece a leveza e a verdadeira beleza da vida." (p. 24)

Bom, não vou me estender mais ou não haverá surpresas na leitura do livro por vocês. O que posso dizer do livro: é viciante. A autora conseguiu criar um clima de mistério e uma teia de relações que prende o leitor do início ao fim, querendo descobrir, junto com Nicola o seu passado e como, às vezes, depositamos muito da nossa vida na existência de outra.
O livro realmente me surpreendeu e no bom sentindo e o final, nunca iria imaginar o que aconteceu. Uma história emocionante que com certeza cativa o seu leitor.

"Liz, não planeje as coisas. O voos mais bonitos são aqueles que simplesmente acontecem. Apenas deixe o vento bater no seu rosto." (p. 108

A capa tem tudo a ver com a história do livro, achei pouquíssimos erros de ortografia, o que não compromete a leitura, o único problema foi o uso de aspas no lugar do travessão, que não gosto muito. No mais, o livro apresenta folhas amareladas, que prefiro, e uma coisa que gostei foram as falas dos personagens, que coloquei algumas durante a resenha.

Boa leitura e espero que tenham gostado!

18 comentários:

  1. Ai, que saco aspas no lugar de travessão. Gosto não!
    Sei lá, mas achei isso muito cópia do filme Efeito Borboleta. Não me interessei, até porque tenho um histórico tenso com os livros do selo Novos Talentos. Mas fico feliz que a leitura foi boa pra vc. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história, com todo certeza deve ser envolvente. Como a Giulia falou acima parece mesmo uma cópia, mas penso que os motivos de Nicola são um pouco diferentes. Também não gosto das aspas no lugar do travessão.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  3. Vi filmes relacionados a esse assunto. Gostei muito dos filmes. e por isso vou ler este livro. Já que o assunto abordado é sobre isso. Fiquei empolgada com o que li aqui. E amei saber que é de uma autora nacional. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amei a tua resenha! Acabei de conseguir parceria com essa autora, e quando vi tua resenha, pensei "Opa, vou dar uma conferida pra ver o que me aguarda, rs", e me apaixonei mais ainda e mal posso esperar para ter o livro em minhas mãos. A capa é linda mesmo, gostei da premissa do livro e não tem como não lembrar do filme Efeito Borboleta né, rs.
    Enfim, também não gosto de aspas no lugar do travessão, acho meio confuso, mas acho que a leitura vai compensar por isso, rs.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Paulinha.

    http://envoltaempalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Os livros nacionais cada vez mais me surpreendem... Que história legal, sua resenha está invcríveeel! Parabéns pelo blog.

    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser uma pequena cópia do filme "Efeito Borboleta". Achei interessante a ideia da autora recriar a atmosfera do filme, desde que o motivo dos personagens dela sejam diferentes.
    Parabéns pela resenha.

    Bjooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Pri.
    Eu já tinha lido a sinopse desse livro e esperava uma opinião sobre ele.
    Fiquei bem curiosa pra saber a resposta das perguntas que você fez: "o que Joana faz na clínica?".
    Apesar da semelhança com Efeito de Borboleta e a questão do uso do travessão( que também não gosto, diálogo é diálogo, tem que haver o uso do travesssão, usa-se aspas para dar destaque apenas, mas enfim, problemas de revisão), vou anotar essa dica, mas nada urgente.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Bom esse problema das aspas no lugar do travessão não me incomoda muito. Eu achei a proposta do livro bem interessante, mas ele não me despertou pela leitura... não nesse momento de minha vida... Acredito que um livro como esse é bom para rever conceitos e trazer aprendizado... e nesse momento não estou podendo ler um livro que possa abalar totalmente as minhas emoções.. Xero!!

    ResponderExcluir
  9. Esse negócio de efeito borboleta só me lembra o filme de mesmo nome, talvez por isso a proposta da obra não tenha me parecido tão original. Mas o livro tem uma premissa interessante.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Priscila! Acho que como todos já mencionaram, o enredo se assemelha bastante ao do filme efeito borboleta. A história parece ser interessante, e talvez essa "adaptação" possa prender a atenção de muitos leitores que gostariam de vê-la também nas páginas de um livro!
    Beijo!
    https://cantaremverso.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Que bom que achou o livro viciante e que o final te surpreendeu, é muito bom quando isso acontece! Até curto efeito borboleta, mas não leria esse livro no momento. Estão surgindo livros com esse uso de aspas no lugar de travessão e, sinceramente, não gosto nem um pouco, me atrapalha demais a ler. Quem sabe numa próxima edição eu não me anime.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Gostei da sinopse e curiosa ao saber o que mudou em todos ao salvar a vida de Joana pois irá alterar o presente . Melhor ainda ver esse livro nacional se destacando, bela capa e nossos autores brasileiros se destacam cada vez mais . Essa semana postei vários livros nacionais, com grandes histórias .

    abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser bem envolvente, e fiquei feliz por saber que ele é nacional. O único nacional desse selo que li foi "A Garota da Casa Grande", da Amanda Marchi. Simplesmente amei. Espero que esse seja tão bom quanto :)

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aspas no lugar de travessões são estranhos ;S
    Enfim. Normalmente quando vejo um livro que fala sobre viagem no tempo lembro de Efeito Borboleta, e esse é muito a cara do filme, em todos os sentidos!
    talvez eu goste, talvez não.. preciso ler para ter certeza rs

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha mais na minha percepção este livro meio que é uma copia com mudanças do filme Efeito Borboleta. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Pri, espero que não se importe , mas queria demais ler esta resenha aqui rs ( você vai entender né ? )
    Porque eu queria ler esta em especial, eu fiz parceria com a autora e o livro esta para chegar eu já havia lido outras resenhas , mas as achei superficiais , não ruins é que eu sempre queria que a resenha me contasse algo a mais e você conseguiu me transmitir isso o que me deixou radiante e muito curiosa, preciso logo do livro rs !
    Fiquei aqui imaginando inúmeras coisas, Deus agora eu vou surtar enquanto o livro não chega.
    Adoro suas resenhas , preciso visitar mais o Yume e os livros.
    Me cobre estou em divida ...
    Beijinhos da Lêeh

    ResponderExcluir
  17. Oi Flor!
    Coisa louco esse livro! Acho que já tinha lido uma resenha sobre ele. Ele me lembra a história do filme do Efeito Borboleta, com as visões. Que bom que achou ele viciante! Ele me chamou atenção, espero um dia ler!
    Ps: Pri, chegou aqui em casa os marcadores e o chave rinho da torre! ADOREI! Obrigada!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  18. Olá Priscila, tudo bem?

    Não conhecia nem a autora, tampouco o livro.
    Sinceramente, lendo sua resenha e a maneira como você descreveu alguns trechos, que ele é incrivelmente parecido com o filme "Efeito Borboleta". Já não é o primeiro caso que vejo este tipo de "cópia".

    Infelizmente, deixo passar.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +