[Resenha] Seu pesadelo foi você quem inventou! - Rosana Martinelli


Seu pesadelo foi você quem inventou! 
Autora: Rosana Martinelli
Ilustração: Clara Gavilan
Editora: Quatro Cantos
Páginas: 40

Sinopse: Seu pesadelo foi você quem inventou! De Rosana Martinelli com ilustrações de Clara Gavilan. Texto de Rosana Martinelli é inovador ao abordar, especialmente para crianças, o mecanismo psíquico dos dos sonhos. Seu pesadelo foi você quem inventou! é um texto pioneiro porque apresenta para as crianças os mecanismos dos sonhos, sob a óptica psicanalítica. Rosana Martinelli criou o livro por acreditar que o conhecimento básico do funcionamento da psiquê deva ser amplamente divulgado, de maneira clara e descomplicada para os leigos e, por que não, para crianças, como agente lenitivo para medos, ansiedade e culpa. O impulso inicial foi ter passado, na vida real, por um episódio muito parecido com a história do livro, quando sua filha mais velha teve um pesadelo. Conceitos básicos como inconsciente, id, ego e superego são introduzidos na história que conta a angústia da menina Ioiô depois de ter um pesadelo. A mãe da menina promove, de maneira simples e divertida, uma explicação de como e por que os sonhos acontecem, o que acaba por diminuir o afeto negativo que os pesadelos provocavam na garota. 

---

Oi Leitores,

Hoje a resenha é de um livro infantil, que por sinal, minha filha adorou um certo personagem de peruca, rsrssrsrsrs. O livro conta a história de Ioiô, uma garota que começa a ter sonhos bem estranhos, como com um certo jacaré com peruca de cachinhos loiros.
Ao longo da história a mãe de Ioiô tentará mostrar para ela como na verdade os pesadelos são criações de sua mente, a partir de situações ruins que ela vivenciou durante o dia, assim como os sonhos são reflexos dos bons ou dos seus desejos.

Com uma escrita sensível, leve e que aborda conceitos da psicologia, como os de Freud sobre a teoria do sonho, para explicar a construção dos sonhos o livro é uma leitura mais que indicada para crianças com mais de 08 anos e, de preferência, com o acompanhamento de um adulto.
O que gostei muito do livro foram as ilustrações, são lindas!!!!! Com traços bem marcados, um ótimo uso da paleta de cores, que dá essa impressão de mundo dos sonhos, no caso da Ioiô, pesadelo, mas sem ser sombrio, ainda com uma boa carga de vida e dramaticidade e, até insere elementos de um dos quadros do Salvador Dalí - A Persistência da memória (vejam os relógios como se estivessem derretendo!!!).

O livro tem capa dura e as páginas intercalam papel fosco com impressão em UV o que dá um toque a mais no livro.

O que mais posso dizer? É um ótimo livro para abordar questões como sonhos e pesadelos com as crianças e fazer, com que elas entendam, que tudo não passa da imaginação delas! Ahhh, e que minha filha, assim que viu o livro, o pegou e disse que era dela e sempre pede para eu contar a história do jacaré de peruca!

Beijos boa leitura!

14 comentários:

  1. Oi Yume,
    Eu sou do time que adora um bom livro infantil! A criança interior ainda não morreu e nunca morrerá! hahaha

    Adoro ler e me divertir com essas narrativas leves e que coisa mais fofaaa *o* Um jacaré com peruca loira de cachinhos! Essa ideia encantaria qualquer criança (até eu \ô) kkk
    E é bem interessante essa ideia para explicar sobre os pesadelos e quem sabe evitar que as crianças tenham essas experiências!
    Adorei a resenha!

    Beijos
    Adriano (do tópico lá do FB)

    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Yume,
    Adoro dicas de livros infantis os quais eu possa ler para meu filho.
    Adorei as ilustrações e um jacaré de peruca deve ser bem divertido!
    Acho que o fato de abordar Freud implicitamente deixe o livro interessante para crianças e adultos, resultando em uma lição para ambos!

    Adorei a dica! Traga mais!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  3. Adorei as imagens. É bem chamativa e colorida. O que atrai de montão as crianças. A história também parece ser boa. Se sua filha aprovou, quer dizer que é bom mesmo. Vou tentar ver se acho por aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha gostado só na divulgação, agora tô apaixonada! Gosto do fato de a autora não subestimar a criança, colocando um assunto tão complexo de maneira facilitada para que possa compreender. As ilustrações estão realmente lindas, e a qualidade do material parece bem boa. Ótima dica, quero pra mim. Kkkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha gostado da sinopse quando vi esse livro, mas não sabia que ele tinha algo de surrealismo do Salvador. Que demais! Adoro livros infantis, são incríveis para adultos também. E que engraçado um jacaré de peruca! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Oie querida, tudo bom?
    Eu adoro livros infantis, adoro essa vibe tão inocente, com essas ilustrações lindas, me fazem viajar pra outra dimensão e lembrar do quanto era bom ser criança. Jacaré com cachinhos loiros? hahaha Nossa, eu realmente preciso ler isso. Achei bem bacana a proposta do livro com relação aos tão temidos pesadelos das crianças, certeza que será de grande ajuda.

    Beijos e ótima resenha!

    ResponderExcluir
  7. Olá Yume!
    Você vem com cada dica de livro infantil que fico babando.
    Meu filho vai amar esse livro. Quero muito que ele tenha o habito de ler.
    Mais um livro que vai pra listinha dele.
    Adorei as gravuras.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri!
    Amei o livro, até conhecia esse livro e só não pedi pra editora porque estou com outro livros dele aqui, mas vou solicitar depois. Adorei a ilustração e de saber como a autora explorou a história.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Ah, até eu ia gostar desse jacaré de peruca! rs... Achei o máximo a proposta de ensinar às crianças como funcionam os sonhos, e adorei o uso dos relógios derretendo, é bom que ainda dá pra cultivar um pouco de amor por parte da história da arte! hehe... (sim, é a louca por história da arte falando... u.u)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Acho que estou precisando desse livro, mas pra mim! hahaha
    Adorei a premissa. Além de engraçado, traz uma mensagem muito bacana para as crianças. Porque meu afilhado não cresce logo heein?!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Meu irmão ama quando conto historias para ele. Este livro é ótimo e estou louca por ele. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Yume !!

    Achei muito interessante esse livro apesar de ser infantil ele trás muito conteúdo e informações importantíssimas parar todas nós que pretendemos ou já somos mães, várias situações que um dia iremos passar com nossos filhos, ele nos ensina a lidar com tudo sem falar que o livro é muito bem ilustrado e criativo gostei de mais. Obrigada também pela sua resenha que realmente fez com que eu tivesse curiosidade de saber mais sobre esse livro. Parabéns e obrigada pela dica.

    Bjos.

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Pri
    Fiquei encantada com esse livro, as ilustrações são lindas e a história achei super fofa.
    Vou adorar ter a oportunidade de contar para minha filha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Pri!
    Eu resenhei ele a pouco tempo! Eu ameiiii esse livro! Ele é lindo, de todas as maneiras possíveis! Adorei a sua resenha e espero que muitas pessoas possam descobrir essa fofura!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +