[Resenha] Amazônia: Um caminho para o sonho - M. C. Jachnkee


Amazônia: Um caminho para o sonho
Autora: M. C. Jachnkee
Páginas: 274

Sinopse: Historicamente o ser humano sempre esteve ligado as suas raízes, ao seu passado. Este livro leva você a aprofundar mais seu conhecimento sobre a Amazônia Brasileira: sua história, cultura e costumes. Por meio de uma leitura fácil, o leitor é convidado a percorreras majestosas cidades amazônicas: desde Manaus até Belém, passando por Parintins, Santarém e Fordlândia. O livro narra a viagem de cinco personagens que acompanharão o leitor durante uma jornada inesquecível.

---

Oi Amig@s,

Vou começar com uma pergunta, quem conhece o norte do Brasil?
Bom, isso porque o livro de hoje tem tudo a ver com a pergunta aí em cima. O livro Amazônia foi dado em cortesia pela autora M. C. Jachnkee e, quando o vi, soube que teria que lê-lo de qualquer jeito.
O livro conta a história de quatro amigas: Ana Carolina, Camila, Joana e Rafaela que saem em viagem pelo norte do Brasil, mais especificamente de Manaus até Belém, tendo como companhia também Daniel, o historiador e tio de Joana. Eles saem de Ascurra, em Santa Catarina, e fazem uma viagem de suas semanas que percorrer além das duas capitais, as cidades de Parintins, Santarém e Fordlandia, cidades que trazem uma história importante para a formação de nosso país como o conhecemos hoje.
O livro inicia em Manaus, onde as personagens se veem em um mundo totalmente diferente - a estrutura das cidades, a presença ainda da floresta, o desenvolvimento e uma cultura totalmente diferente daquelas que elas conhecem. Por meio de passagens que mostram os principais pontos turísticos, a autora nos mostra a história e a realidade da população, as lutas, desde o "descobrimento" do Brasil e sua interiorização, até os dias atuais e suas lutas e dificuldades. A cada local apresentado, a autora associa com um fato histórico apresentando um pouco mais da nossa cultura e sociedade. Mas, além de uma jornada de descobertas, do outro, essa viagem se torna também uma chance dessas jovens se descobrirem e darem um rumo às suas vidas, como a convicção de Rafaela em ser escritora e seus sentimentos por Daniel. 
Narrado em terceira pessoa, o livro apresenta os dramas pessoais, o processo de amadurecimento e o surgimento  de um romance, tendo como pano de fundo uma das mais belas paisagens existentes no Brasil e no mundo.  
Imagens de Belém/PA

Tenho que admitir que o fio condutor dessa narrativa era um pouco vago e fraco e a parte que achei mais emocionante foi Rafaela descobrindo e temendo seus sentimentos por Daniel. Mas, eram muito espaçados e se a autora trabalhasse mais nesse ponto, bem como nas questões psicológicas das personagens o livro ficaria perfeito.A revisão está ótima, não encontrei nenhum erro ortográfico e a capa tem tudo a ver com a história, acho que só gostaria de mais cores.
Em termos de conhecimento, o livro é perfeito, não tem como você terminar a leitura sem saber o que é pato no tucupi, tacacá, muiraquitã e algumas lendas indígenas. Mas, tenho que ressaltar que em alguns momentos, eu me sentia assistindo uma aula de história ou Civilização Americana (sim, eu cursei essa disciplina) do que lendo um romance, não sei, esperava mais dos personagens. Não que eles tenham seus momentos, acredito que a que mais se destaca é a Rafaela e essa dependência do outro e de decidir o tema de seu livro e Daniel que sabia tudo, e quando eu digo tudo, é tudo mesmo!!!!!
Mas, olhando com outros olhos, você percebe a riqueza da narrativa e a importância de se apresentar uma parte do nosso país que fora da região Norte pouco ouvimos falar. Realmente, o livro é indicado para quem deseja conhecer um pouco mais do Norte e o vi também como uma espécie de guia, que destaca pontos que você não pode deixar de conhecer caso passe por essas cidades.
Bom, como eu disse, eu tinha que lê-lo de qualquer jeito, pois morei por quase dois anos em Belém e é uma das cidades que mais amo no Brasil, acho que só perde para Salvador, rsrsrsrssrrsrs.

Beijos e espero que tenham gostado!

19 comentários:

  1. Oi Pri, tudo bem ?
    Gostei bastante da sua resenha, mostrou para mim pelo menos um pouco do que retrata o livro e também pontos que você vê que poderiam ser melhores.
    Gostei bastante , mas confesso que eu sou um pouco chata com livros assim, eles me fazem dormir se não tiverem perfeito rs!
    História é uma matéria que me encanta , mas ela precisa de um pouco de "ação " para me prender.
    Mesmo assim se eu tivesse a oportunidade leria para tirar minhas próprias conclusões .
    Parabéns :)
    Beijos da Lêeh

    ResponderExcluir
  2. Achei sua resenha bem interessante. Essa é a segunda vez que vejo uma resenha desse livro, parece ser legal.
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita curiosidade para ler esse livro e espero poder ler em breve. Ao contrário de você acho a capa incrível do jeito que ela é com as cores um pouco opacas. Com sua resenha fui tendo uma séria vontade de sair agora pra viajar e tenho certeza que irei assim que ler esse livro. Vai dar uma baita inspiração pra conhecer o nosso Brasil.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pri
    Tudo bom?

    Não conheço o norte do país (ainda). Porém tenho muita vontade de visitar o Amazonas e tal, conhecer a cultura daquela região! Enfim, um dia eu realizo minha vontade!
    Eu já tinha lido uma resenha sobre Amazonia, mas não tinha me interessado como a sua. Li uma vez, que a autora desse livro sempre pesquisa bem para compor suas histórias e isso é muito legal!! :)

    Adoreeei cada detalhe!
    O legado do livro sem dúvidas é o ponto que você mencionou: conhecer uma parte do nosso Brasil tão grande, né? Uma parte valiosa demais!

    Resenha linda!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Um dos meus sonhos é viajar e conhecer cada cantinho do Brasil, acho que uma viagem literária viria a calhar, não?! Ahahaha...
    Apesar de não gostar muitos de livros que sejam muito narrativos principalmente em questões históricas me interessei por esse livro. E é, realmente essa capa é um pouco apagadinha já que o livro fala de um lugar tão cheio de cor e vida.
    Parabéns pela resenha, espero ter não só a oportunidade de ler o livro como de conhecer cada lugarzinho que ele menciona!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri.
    Já li esse livro, e achei que a Marli acertou em cheio.
    A história de uma parte do nosso país foi o foco desse livro, não me importei com as características dos personagens e a parte romântica da narrativa.
    Eu costumo dizer sobre o livro dela, que a gente aprende história de uma forma bem mais leve e descontraída.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Pri,

    Sabe moro no Nordeste, e é bem pertinho do Norte, só meu pai que conhece esse lugar, nunca sai do estado, mas acho que o livro não faz muito o meu estilo por agora, acho que se passar um pouco mais de tempo eu leria sim, acho essa capa bem bonita e ficaria linda na minha estante.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri,
    Eu ja conheço o livro há algum tempo, já li várias resenhas positivas e bem escritas, como a sua, mas confesso que a história e a capa não em atraem e por isso resisto tanto a ele!
    Ainda assim, eu desejo muito sucesso à Marli, que é uma graça!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  9. Eu não conheço o Norte, Yume. Sou louca pra visitar a Amazônia e a pororoca. Kkkkkk
    Eu li esse livro e acho que ele se encaixa bem numa proposta interdisciplinar dentro de sala de aula, pois tem bastantes pontos de história mesmo. Tive o mesmo sentimento que vc em relação à capa, senti falta de mais verde principalmente, ficou meio monocromático.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho o livro, mas ainda não consegui ler. Bom, acho que essa parte do conhecimento que ele fornece deve ser muito legal, mas acredito também vou sentir falta de personagens melhor trabalhadas e da sensação de estar lendo um romance, ao invés de tendo uma aula. E também acho que a capa merecia mais cores!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá Pri não é o tipo de leitura que me agrade, mesmo você comentando sobre as descrições do belo cenário para a história, pela sua resenha creio que ela focou mais em mostrar o lugar, detalhes, e colocou personagens que ficaram em segundo plano . Quem sabe um dia bate aquela vontade de conhecer mais a região á terei sua dica.

    Joyce

    ResponderExcluir
  12. Olá Pri!
    Eu já li esse livro, mas no começo foi meio cansativo. Demorei mais que o normal para ler o livro, mas apesar disso tudo eu gostei do livro. Aprendi muita coisa da nossa cultura e amei o romance de Rafaela e Daniel. Fiquei curiosa para ler a continuação.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Pri, tudo bem?
    Eu gosto muito de história, sempre foi minha matéria preferida. Por isso, conhecer novos lugares e suas culturas é fascinante para mim. Parece que nesse quesito o livro agradou. Entretanto, no restante, parece que a autora pecou. Mas se mesmo assim você gostou do livro e vi que a Suelen também, a ponto de querer ler a continuação, daria uma chance.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Yume, tudo bem?? Apesar de o livro parecer bem intereante, ele não me chamou a atenção.. Mas, minha irmã adora livros assim, e sei que ela vai amar. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica...bjs

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conheço o Norte ,Yume, sou do Nordeste, mas adoraria conhecer, principalmente a Amazônia, lugar belo, com florestas, adoro lugares assim. Ja assistir vários filmes na Amazônia e gostei bastante, vou adorar ler esse livro. a resenha me deixou bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  16. Tenho muita vontade de conhecer o Norte do Brasil. Espero algum dia ter a oportunidade de conhecer a Amazônia. Alguns dos meus amigos conheceram e ficaram fascinados e encantados com essa terra tão rica em cultura.
    O livro me encantou principalmente por abordar assuntos tão complexos e intensos como é o Norte do pais. Não gostei da capa acho que deveria mudar e para algo que melhor signifique o assunto abordado do livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá Priscila, tudo bem?

    Confesso que não li a resenha pois tive medo de encontrar algum spoiler, pois estou com o livro aqui para ler!

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi Pri!
    Eu não sei se ia curtir esse estilo ''aula de história'' ou ''guia'', gosto muito de livros que descrevem lugares e que tenham conteúdos, mais acho que sendo um romance, gostaria de mais se fosse mais suave e menos técnico!
    Beijão!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  19. Oi Pri
    Eu já li o livro e no começo foi um pouco cansativo, mas no decorrer da história me vi presa.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +