[Resenha] Contos de Suspense: Histórias para (con)gelar seu sangue (Vários)



Contos de Suspense: Histórias para (con)gelar seu sangue
Tradução e Organização: Martha Argel e Rosana Rios
Ilustração: Samuel Casal
Editora: Farol Literário
Páginas: 96

Sinopse:  Narrativas de suspense são histórias que há séculos fascinam e capturam a imaginação dos leitores, do início até o desfecho. Selecionamos os melhores contos dos mestres do suspense Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft, Phil Robinson, Ambrose Bierce e H. G. Wells. 

---



Oi Leitor@s,

O livro de hoje é bem legal, um lançamento da parceira Farol Literário para o público jovem, "Contos de Suspense" traz uma ótima apresentação que situa o leitor no universo da literatura, com uma explicação de como e quando surge o gênero suspense e algumas particularidades da escolha das histórias que fariam parte do livro e o processo de tradução, que buscou respeitar ao máximo a ideia original de seus autores e buscou, por meio de notas de rodapé (realmente há várias notas explicativas) que facilitam a compreensão dos textos pelos leitores da contemporaneidade. Porquê isso? Como as próprias tradutoras e organizadoras explicam há várias referências que faziam parte do conhecimento  comum do homem do século XIX, mas que se perderam/mudaram com o tempo e não fazem parte do nosso senso comum.


A caixa oblonga - Edgard A. Poe
O conto narrado em primeira pessoa, apresenta sua viagem de Charleston, Carolina do Sul, até Nova York. Antes de embarcar ele descobre que seu amigo, Cornelius Wyatt, iria fazer a mesma viagem com a sua esposa, a qual o narrador não conhecia. Curioso em conhecer a jovem dama a qual seu amigo falava da beleza e inteligência, resolveu esperar seu amigo que deveria conferir as cabines na noite anterior ao embarque. No entanto, o Capitão o informou de que o Sr. Wyatt não poderia recebê-lo e que o barco partiria com atraso.
O adiamento levou uma semana e quando embarcaram nosso narrador teve o prazer de conhecer a Sra. Wyatt, no entanto ele não reconheceu nenhuma das qualidades professadas por seu amigo e este, começou a apresentar um comportamento estranho, sobretudo no que se referia a uma caixa, oblonga, que foi deixada na cabine de Wyatt.
O que conteria naquele caixa? Diante desse mistério e o fato da cabine extra alugada por Wyatt, nosso protagonista passou a prestar mais atenção no grupo de seu amigo. Mas, uma tempestade e o naufrágio da embarcação, faz com que o mistério seja desvelado da forma mais sinistra possível.


A Fera na Caverna - H. P. Lovecraft
Narrado em primeira pessoa, o conto traz a história de um jovem que vai visitar os labirintos da caverna Mammoth com um grupo com guia, quando acaba por se perder. Mas o detalhe é que a caverna é a maior do mundo com seus túneis, que, na atualidade formam 630 quilômetros de túneis mapeados.
Crente na sua morte imediata pela fome ou outro fim mais trágico, quando ouve passos em sua direção. Mas, ao apurar seus ouvidos, percebe que o que se aproxima dele não é o guia, mas sim algo que alterna o andar em duas e quatro patas.
Será que o nosso narrador terá um fim trágico nos escuros e labirínticos túneis da Mammoth. Um final surpreendente e chocante espera pelo leitor.


A árvore comedora de gente - Phil Robinson
O conto, narrado em primeira pessoa, apresenta a história de Peregrine Oriel, tio do nosso narrador, que ao viajar para a África, encontrou uma árvore diferente das outras. Ao caçar um um antílope para ser a refeição daquele dia, ele chegou em uma grande clareira onde havia apenas uma grande árvore, cujos animais, ao fugirem de seus tiros, contornavam a árvore com vários metros de distância. No entanto aquela árvore não era uma planta comum e ele descobriu isso da pior maneira, quando sua presa e seu guia, que a perseguia, forma em sua direção.


O homem e a serpente - Ambrose Bierge
Narrado em terceira pessoa, fala sobre Harker Brayton, um jovem rico e que gosta de viajar, mas ao voltar para São Francisco resolve se hospedar na casa do seu amigo cientista Dr. Druring, que tem uma certa obsessão por répteis.
Tudo ia bem, até que um dia, enquanto lia em seu quarto, Brayton viu uma serpente. Mas não era uma cobra comum, seu olhar era capaz de hipnotizar seu adversário e projetar ilusões em sua mente.



O tesouro na floresta - H. G. Wells
O conto, narrado em terceira pessoa, apresenta  a história de dois ingleses, Evans e Hooker, que após ouvirem um grupo de chineses falando sobre um tesouro misterioso enterrado na floresta, matam a todos e roubam o mapa.
Em meio a uma exuberante paisagem natural e às adversidades do tempo, os dois ladrões irão descobrir que ler um mapa em chinês e roubar um tesouro muito bem protegido, pode custar suas próprias vidas.


Bom, como eu falei, os contos foram escolhidos á dedo, são realmente de suspense e, em alguns momentos me surpreenderam realmente. Com certeza, meus contos preferidos foram o de Poe e o de Lovecraft.
O livro apresenta uma capa linda, que lembra encadernações, com detalhes em dourado e a diagramação do livro está ótima, a parte interna parece um papel antigo e sujo com o tempo, as folhas são em tom esverdeado e cada conto inicia com uma ilustração que remete à história. Ao final, o livro traz uma breve biografia de cada autor, bem de como as tradutoras/organizadoras e do ilustrador. Com certeza, o livro é mais que indicado para o público jovem adentrar no mundo do suspense com textos clássicos e que prendem o leitor do início ao fim.


 



E para quem for na Bienal do Livro de São Paulo amanhã, dia 30/08, sábado, estarei no estande da Farol Literário, a partir das 15h com Martha Rangel e Rosana Rios para o lançamento do livro, vai ter bate-papo, sessão de autógrafos e prêmios!
Espero todos vocês lá!
Espero que tenham gostado.
Beijos e boa leitura!


12 comentários:

  1. Nossa, Priscila, sou louca por esse livro! Adoro contos clássicos de suspense, com certeza essa seleção em um livro jovem será uma excelente leitura. Gostei de saber sobre cada uma das histórias. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Já era louco para ler Poe e Lovecraft, agora fiquei louco para ler esse livro, os contos parecem ser magníficos e arrepiantes, e pelas imagens só confirmo que a diagramação está excelente.

    ResponderExcluir
  3. Priscila,
    Adoro o carinho da Farol com suas edições! Acho que isso chega até nossas mãos!
    Adorei a ideia de todos os contos e fiquei curiosa a respeito deles, principlamente o da caverna, do Lovecraft!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri,

    A Capa é linda mesmo! Gostei muito da sua resenha. Agora, se forem realmente contos de (con)gelar o sangue urhhhh, tô for eu sou definitivamente medrosa assumida, do tipo que dependendo da história de suspense ou terror não consegue dormir direito e quando consegue tem pesadelos, pode??? Fazer o quê. Entretanto, com certeza é uma boa dica para presentear amigos e parentes meu que gostam do gênero.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pri!
    Ah, preciso desse livro! Com Poe e Lovecraft, com certeza é ótimo! Adoro suspense, pelo que vi realmente os contos foram escolhidos a dedo. Sem contar que a capa é linda de morrer. Farol caprichou nesse livro hein?! Adorei!

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Se tivesse que definir um livro por seu capricho, seria esse. Visualizei bem todas as imagens e fiquei maravilhara com os detalhes, que se juntaram aquilo que você contou de tal.
    Não me lembro de ler um livro de suspense, então acredito que começar por estes contos seria uma ótima ideia =D

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu não tinha ouvido falar nesse livro ainda, mas fiquei super interessada, a capa é muito linda *0* E os contos são realmente interessantes, acredito que devem ser ótimos e a diagramação do livro também está linda. Enfim, espero ter oportunidade de ler esse livro algum dia o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Esse livro tem 2 coisas que não me atraem: contos e suspense. Logo não é pra mim. Rs
    Mas fiquei encantada com os detalhes da diagramação, as ilustrações e o cuidado em manter a tradução o mais fiel possível ao original. Pra quem gosta deve ser um deleite.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Achei muito legal essa contextualização que procuraram fazer no livro, e adorei as ilustrações! Mas não curto contos, nem suspense de gelar o sangue, então não leria. Acredito que algumas dessas histórias me assustariam de verdade... rs... Espero que o evento tenha sido um sucesso, o gênero tem muitos fãs!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Pri são contos de arrepeiar hein rsss, minha filha vai amar, muito bacana escolher os contos e reunir em um livro. ótimas ilustrações. Ja indo pesquisar mais para comprar . beijos lindona

    ResponderExcluir
  11. Olá Pri!
    É um livro bem diferente do que costumo ler. Não gosto muito de suspense, mas esses contos são bem interessantes. Não sei se eu leria agora, mas vou anotar essa dica pra quem sabe mais pra frente eu possa ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, mas confesso que esse tipo de livro não me atrai muito não... Rsrs... Porém é um livro com excelentes ilustrações...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +