[Resenha] Maria Borralheira - Rosana Rios


Maria Borralheira
Autora: Rosana Rios
Editora: Edelbra
Páginas: 48
Sinopse: Uma das narrativas mais conhecidas de todos os tempos fala sobre uma garota que é maltratada pela madrasta, e que deve experimentar um sapatinho para provar que é a escolhida do filho do rei. A versão contada neste livro é bem diferente daquela que já virou filme e desenho animado! Aqui temos três velhinhas muito estranhas, além de pés de gente com cascos de cavalo e outras transformações bizarras.

***

Oi Leitores,
Hoje tem resenha e faz parte da coleção Quem foi que disse da Editora Edelbra. Nesse reconto de Cinderella, vocês vão conhecer Maria, uma linda garota que ao perder sua mãe, acaba por pedir para que seu pai se case com a vizinha, que mora em uma casinha pequenininha e tem duas filhinhas que brincam com ela, mas tanto seu pai quanto sua vaquinha de estimação (que é mágica e fala com Maria) a advertiram que não seria uma boa ideia. Mas de tanto Maria insistir, seu pai acabou por se casar com a viúva, que com o tempo, começou a passar os serviços de casa para ela fazer e a dormir junto à borralha da cozinha, assim, derivou seu apelido, Maria Borralheira.
O interessante nessa versão é a presença de sua vaquinha mágica, que a ajuda quando a Madrasta passa a pedir cada vez mais trabalhos difíceis de se realizar. E foi a vaquinha que a ajudou quando a madrasta pediu que ela fiasse um grande fardo de algodão ou que tecesse renda ou que enchesse um cesto com aguá. Mas as filhas da madrasta acabaram descobrindo sobre a vaquinha mágica e a malvada tratou logo de dar um fim à vida da vaquinha, mas antes ela deixou algumas instruções com Maria.

Maria Borralheira ficou desesperada. Sua única amiga, a herança da saudosa mãe, iria morrer? Mas não adiantou nem pedir nem chorar, a decisão do pai estava tomada.
Foi, então, contar tudo o que acontecera à fiel amiga.
- Não se preocupe - disse-lhe a vaquinha.  - Você deve fazer o seguinte: quando me matarem, deve oferecer-se para ir lavar as minhas tripas no rio... (p. 12)


E seguindo as instruções da vaquinha, ela foi parar numa casinha muito bagunçada e suja, que ela tratou logo de arrumar, mas ao perceber que estavam chegando pessoas, ela se escondeu atrás da porta, e qual não foi a surpresa das donas da casinha ao se depararem com sua casa toda limpa. As donas, eram três fadas, que "fadaram" de agradecimento, concedendo à Maria um par de chapins de ouro, uma estrela de ouro na testa e o dom de ao falar, soltar faíscas de ouro. Nesse tempo, o rei declarou a realização de três grandes festas, que Maria foi, com três vestidos que pediu com a varinha que encontrou no meio das tripas da sua amiga vaquinha. É claro que o príncipe, ao vê-la, se apaixonou perdidamente, mas Maria nunca dizia quem era de verdade.
Quer saber como termina essa história? Vou te dizer, ela tem muitas passagens bem diferentes dos contos que conhecemos por meio dos clássicos da adaptados pela Disney, com direito a castigo para as filhas da madrasta antes das festas e tudo o mais, então vale super a pena conferir.

Abraços!

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +