Leitura e criatividade: etapas



O momento da leitura é muito especial!
O papai, a mamãe ou quem for realizar a leitura deve entender o tempo da criança, ela pode estar interessada apenas nas figuras, se cansar depois de algum tempo, então devemos ter paciência.
Cada fase da criança será marcada por um comportamento diferente:
  • Os bebês (0 - 24 meses)costumam prestar atenção nas imagens, nessa etapa a leitura com tons de voz diferentes e fazendo inflexões podem chamar a atenção dos pequenos. Nessa etapa eles estarão aprendendo os sons e formando o seu vocabulário para o futuro.  Como eles estão descobrindo os sentidos (tato, visão, olfato, paladar, audição) livros que explorem esses contatos por meio da criança, são os indicados. Estudos dizem que nessa etapa, a inteligência do seu pequeno estará ligado à quantidade de palavras que ele ouve, ou seja, quanto mais se conversar com a criança, maiores são as chances deles se saírem bem na escola;
  • As crianças de 02 - 05 anos, continuam descobrindo o mundo ao seu redor, eles já prestam atenção nas  histórias e reconhecem as imagens do livro (borboletas, árvores, casas, etc.) e ficam apontando, renomeando e/ou falando, pois seu vocabulário aumentará muito nessa etapa, bem como os questionamentos "como", "por quê", "quem"... Nessa etapa a criança costuma pegar o livro e querer "ler" para você ou para ela mesma, mesmo que ainda não esteja sendo alfabetizada, então não se assuste se ouvir uma história sem pé nem cabeça, pois os acontecimentos serão narrados de forma aleatória. Possuem um pensamento lúdico e costumam relacionar elementos da fantasia infantil com a realidade. O que ela aprende na escola costuma "aparecer" na parede da sala, da cozinha... (isso pode acontecer na fase anterior), então não vale a pena brigar, gritar, mas sim conversar e sobretudo ter um estoque sempre em casa de papel A4 e lápis de cor para as brincadeiras, outra sugestão bem bacana é pintar em papel  metro, as crianças costumam se empolgar com o tamanho do papel e vocês podem fazer um desenho compartilhado, ou seja, toda a família pintar junta. Outra possibilidade de mesclar pintura e leitura é confeccionar livros ou historinhas, onde vocês são os artistas de histórias conhecidas ou inventadas por vocês na hora.
  • Dos 05 aos 07 anos, as crianças começam o processo de alfabetização ou já leem sozinhas frases além de desenvolver a escrita. Continuar com as atividades de pintura e desenho é muito importante. Mas atenção papai e mamãe, não esperem nenhum Da Vinci ou Rafael, por mais estranhos que sejam os desenhos incentivem e digam que está lindo (digo isso porque já ouvi pessoas falando para as crianças que o desenho parecia com nada, ou eram estranhos...). Os pais já podem inserir na leitura, para a hora de dormir, histórias mais longas, que começam em uma noite e termina em outra, por exemplo, mas ainda é necessária a presença de imagens. Adoram histórias com elementos mágicos e já entendem questões mais complexas e fazem referências. 
Então mamães e papais, preparadas-(os)?
O importante é fazer com que a criança veja a leitura como algo lúdico, prazeroso e não ser algo imposto. 
Confiram as nossas indicações de livros, passem nas livrarias e conversem com os responsáveis do setor infantil ou levem seus pequenos e escolham os títulos para as leituras.

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +