[Resenha] Foi vovó que disse - Daniel Munduruku


Foi vovó que disse
Autor: Daniel Munduruku
Ilustrador: Graça Lima
Editora: Edelbra
Páginas: 23

Sinopse: Faz parte da tradição indígena ouvir os avós. Eles são considerados os sábios da comunidade porque costumam contar as histórias dos ancestrais. São considerados os guardiões da memória e responsáveis por educar o espírito dos mais jovens. 
Ao contar histórias ou lembrar às crianças sua origem, os avós – homens e mulheres – não os deixam esquecer de onde vieram, para onde vão e qual o papel de cada um neste universo no qual nos movemos.
É isso que o leitor irá encontrar neste novo e encantador livro escrito pelo premiado escritor Daniel Munduruku, que nos presenteia com a magia e a sabedoria da cultura indígena.


---

Oi Amig@s,

Iremos iniciar a semana de aniversário do blog com a resenha do livro infantil Foi vovó que disse, de Daniel Munduruku, publicado pela parceira Edelbra. 
Eu adoro livros infantis que tragam histórias de nossa cultura e, sobretudo, ensine valores, acho que é muito importante, não só para a criança, mas também é mais um canal de comunicação entre pais/educadores e as crianças. E esse livro traz isso.
O livro, escrito em forma de carta, conta um pouco do dia a dia do pequeno Kaxiborempô, que vai completar sete anos e nos apresenta um pouco de sua cultura e seu mundo, visto pelos seus olhos e apresentado, a ele, por sua avó. 


O pequeno munduruku fala de suas tradições e lendas, sobre o respeito pela natureza e o orgulho em fazer parte de seu grupo. Sobretudo, mostra a importância do papel da avó, que é aquela que detém os conhecimentos que são passados por meio da oralidade. Há Yara, curupyra e mapinguari, são encantados que estão na floresta para protegê-la e manter todos aqueles que não a protegem bem longe.


Disse a vovó que quem gosta de onde mora nunca fica zangado nem triste.
Bom, agora tenho que ir. Mamãe está me chamando para dormir. Minha rede já está atada bem debaixo da rede dela. Antes ela vai me oferecer um delicioso mingau de banana que vai me ajudar a dormir. (p. 17).

O livro, com uma linguagem simples, fluida e que envolve o leitor, apresenta o universo desse pequeno índio (índio não, munduruku) e como o seu dia a dia é repleto de tradições, lendas, um universo mítico que o ajuda a compreender o mundo a sua volta. Embora seja leve e bem sutil, fala ainda do preconceito que a sociedade indígena ainda sofre quando em contato com os não indígenas e isso é perceptível mesmo entre crianças. Com ilustrações que nos remetem ao mundo do nosso pequeno narrador, apresenta uma boa diagramação e, o que achei mais legal, parecer ser impresso em papel reciclado.


Super recomendado para crianças de todas as idades e adultos, com uma linda, mágica e cativante história!
Espero que tenham gostado.

Beijos e até a próxima!

13 comentários:

  1. Bom dia!!!!
    Adoro livrinhos assim, ainda mais quando mostra essa importância da cultura e do conhecimento que os mais velhos têm para os passar. Achei as ilustrações o máximo!!! Parabéns pela resenha, ficou fantástica.

    E-mail: cris.rachid@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Se eu te falar que também adoro ler livros nesses estilos, contando histórias de nossas culturas e tradições, é um grande aprendizado. A resenha ficou ótima, deu pra ver um pouquinho do que nos aguarda. Adoraria ler. anapaulapedro@live.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Yume :)
    Concordo que esses livros são ótimos para as crianças aprenderem e se divertirem também com a cultura do nosso povo , eles já crescem sabendo de todas as tradições e costumes e além de ser maravilhoso é gostoso e divertido para eles .. E para os pais também, quer jeito melhor de ensinar aos filhos do lendo um livro ?!
    As ilustrações do livro ficaram muito bonitas :)
    Bj, bj :*

    email : vitoriapantielly@gmail.com
    To torcendo aqui, rsrs ;)

    ResponderExcluir
  4. mtoo lindaa a historia os coselhos de nossos avós sao como os de nossos pais queria mto ele para minha sobrinha bela resenha bjoos
    hellenalmenara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei!! Estou sempre a procura de livros interessantes para ler para os meus alunos. Na minha escola temos poucos livros que falam sobre os índios. Achei lindas as ilustrações e a história deve ser muito legal, mostrando as tradições e o dia a dia dos indígenas!
    Dica anotada!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que livro fofo, e eu concordo acho que realmente é interessante oferecer às crianças histórias que tenham cultura e valores, fazem eles gostarem de leitura e ainda aprendendo coisas boas. ótima dica
    natashabrasil04@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Achei bem legal que esse livro traz a história da nossa cultura, e achei legal também que é em cartas. E com as ilustrações é lindoo *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que ilustrações lindas *-* Não gosto muito de livros com esse tema, mas por apresentar a tribo deles por meio das histórias que a vó conta me interessa... Todo mundo gosta de sentar e ouvir as histórias das nossas avós, e acredito que no livro não deve ser diferente...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, flor.
    Também sou apaixonada por livros infantis. São incríveis em sua singeleza. Tem todo um encanto e fascínio que nos deixa emocionados as vezes. Adorei as gravuras das páginas. Bem colorido e bem divertido pelo que vi. Vou adorar ler pros meus netos. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com
    Elizabeth Machado Salles

    ResponderExcluir
  11. Preciso dos nomes dos produtos que ele tira da natureza poara sobreviver

    ResponderExcluir
  12. Preciso dos nomes dos produtos que ele tira da natureza poara sobreviver

    ResponderExcluir
  13. Preciso dos nomes dos produtos que ele tira da natureza poara sobreviver

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +