[Resenha] Pérola: o ano do Dragão - Rosana Rios e Georgette Silen


Pérola: o ano do Dragão
Autores: Rosana Rios e Georgette Silen
Editora: Callis
Páginas: 456

Sinopse: Pérola é uma jovem comum, que lida com as críticas familiares e com o fato de ser BV. Mas sua rotina muda quando um bracelete em forma de dragão fica preso a seu pulso. Na China de séculos atrás, homens de rosto animalesco e uma mulher de cabelos prateados envolvem-se em uma aura de mistério que se mescla ao presente e à vida de Pérola. A união da agilidade imagética da narrativa com aventura e questões típicas da adolescência envolverá o leitor como poucas histórias são capazes de fazer!

---

Oi Leitores,

Vou começar com duas perguntas: Quem gosta de livro juvenil? E quem curte a cultura chinesa?
Bom, se você respondeu sim para as duas questões, você vai amar o livro! Se você respondeu sim para uma apenas, você vai amar o livro! Se você disse não para as duas, leia a resenha, pois o livro é muito bom!!!
O livro conta a história de Pérola, uma jovem de 16 anos que se sente totalmente deslocada de seu mundo. Ela chama sua família de "patrulha da chatice", pois ela acredita que eles vivem pegando no pé dela por nada (mas ela não tem razão, é lógico). Ela vive com sua mãe, Aura, totalmente esotérica, trabalha com decoração feng chui; ela tem um irmão caçula, o Irídio, de 14 anos, que sempre a perturba quando a vê; e seus avós maternos, que sempre a lembram de como ela se parece com seu pai, que simplesmente abandonou a família. Sua família não é rica, então ela não usa roupas de marca, nem celular de última geração, e para estudar em seu colégio, ela ganhou uma bolsa de estudo e, como se não bastasse esses dramas juvenis (como não gostar de seu nome e preferir seu apelido, Lila), existe "As Demais", um grupo de meninas populares de seu colégio, liderado por Ada, filha de uma das donas do colégio, que adoram humilhá-la e a apelidaram de "garota-shu" ou "garota rato".
Certo dia, ao voltar do colégio e passar na loja da Senhora Mei, que vendia produtos e antiguidades orientais. Só que em uma dessas visitas, sem querer, ela acabou encontrando um bracelete com um dragão e, ao colocar em seu braço, ele não abriu mais. Mas, desde que "ganhou" o esquisito bracelete, ela passou a ter sonhos com um jovem chinês que viveu há mais de seiscentos anos. O que ela não esperava encontrar eram similaridades entre sua vida e a do jovem chinês e, muito menos, descobrir que ela possui o poder de controlar os quatro elementos. Os poderes surgem um de cada vez e a cada novo elemento, ela é testada para avaliar o seu caráter.
Em meio as descobertas desse novo mundo e poder; ao trabalho de meio expediente na loja da Sra. Mei para "pagar" o bracelete; a não perceber que o chato do Lucas, filho da Sra. Mei, realmente é um gato; o problema com "As Demais" e um jovem, Hien, que aparece em seus sonhos e começa a conversar com ela em sua mente, Lila vai descobrir que isso não é nada perto de seu real problema, o destino do mundo, está, literalmente, preso em seu braço. Como ela conseguirá dar conta de tudo que uma adolescente comum tem que fazer e tentar impedir que Yanlou (senhor do inferno) e seus subordinados destruam o mundo que conhece.
Com uma escrita leve, divertida e rica em detalhes e informações, o livro prende você do início ao fim, querendo saber como Lila enfrentará seus problemas e descobrindo um pouco mais da cultura e história da China. O livro realmente me conquistou, adorei cada página, cada informações que ele trouxe (sou apaixonada pela cultura oriental) e, realmente, foi uma surpresa cada acontecimento. O livro é o primeiro de uma trilogia e o melhor, escrito por autoras nacionais. Tive o prazer de conhecer a Rosana Rios e conversar um pouco sobre a série com ela na Bienal.


A revisão está ótima, a diagramação é linda, com imagens que abrem cada capítulo e a capa? É linda com aquele dragão. Como sempre, a Callis arrasou em mais uma publicação.



Espero que tenham gostado, pois eu realmente amei a leitura.
Então beijos e boa leitura!


* Esse post faz parte do Comentarista de Setembro. Para aprticipar e saber as regras acesse aqui!

9 comentários:

  1. Oi Yume, eu não gosto de livro Juvenil, aliás até gosto, mas são poucos e esse realmente não me interessou!

    Mas adorei a resenha

    Niii
    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Dependendo da história eu até gosto de livro juvenil, esse eu até leria, é bem interessante e fiquei bastante curiosa, Legal saber que foi escrito por autoras nacionais.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de livro juvenil, mas esse parece ser interessante com uma história divertida e bem escrita. Vai para a listinha! kkkk ótima resenha

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro recentemente e adorei! Literatura juvenil de qualidade, superimaginativa e recheada de ação. =) <3

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  5. Realmente não me interessei pelo livro... Não é meu estilo de leitura, mas gostei bastante das ilustrações e de saber que foi escrito por autoras nacionais... Ficou bem legal a resenha...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto de livro juvenil e nem curto muito a cultura chinesa :P
    Mas esse livro parece ser realmente bom e até despertou meu interesse, mas não o suficiente pra sair louca atrás do livro... Se algum dia eu tiver oportunidade, eu leio :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oii Yume ! Tudo bem?
    Tá, eu respondi não pras suas duas perguntas, mas não é que li a resenha e gostei? Até fiquei curiosa pra saber como acaba essa história ..
    Apesar de ser um livro juvenil, achei que eles deveriam ter trabalhado um pouco mais nessa capa, poxa, ela não chama nenhuma atenção e não ficou muito bonita!!
    Acho que todo adolescente de dezesseis anos é meio deslocado do mundo .. Mas vamos combinar que a Pérola viveu uma história e tanto eim !!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Dependendo do livro Juvenil até me atrevo a ler... Mas esse realmente não me atraiu... Contudo sua resenha, como sempre, ficou o máximo!!!

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros juvenis, só não gostei muito da capa... Mas as ilustrações são muito bonitas e gostei de falar sobre a cultura da China e ter todo um contexto místico. Eu leria!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +